Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 21 de agosto de 2007

A tecnologia por trás do Google Street View


Street View: a câmera Dodeca 2360 e o resultado da filmagem no Google Maps


Uma câmera com onze objetivas e onze sensores registra imagens das ruas.
Das várias novidades anunciadas pelo Google nas últimas semanas, uma das mais interessantes é o Street View. Esse recurso do serviço Google Maps permite ver imagens das ruas de algumas cidades e navegar nelas. O que impressiona no Street View é que não se trata de fotos avulsas, mas de uma imagem contínua, na qual o observador pode se deslocar ou girar para olhar em diferentes direções. A navegação ainda não está 100%. São precisos muitos cliques para avançar ou recuar pela rua, por exemplo. Mas isso deverá ser aperfeiçoado com o tempo.
Embora o Street View não esteja disponível para cidades brasileiras, é possível experimentá-lo navegando nos mapas de Miami, San Francisco, Nova York, Denver e Las Vegas. A cena acima, por exemplo, é do bairro Marina, em San Francisco. No Google Maps, o símbolo do homenzinho pode ser arrastado para qualquer das ruas marcadas com linhas azuis. As imagem do local escolhido será exibida.
Essas imagens em 360 graus são produzidas pela empresa Immersive Media. A câmera empregada nas filmagens é a Telemmersion Dodeca 2360. Ela possui onze sensores e onze objetivas montadas num dodecaedro. Instalada no teto de um carro (a Immersive Media usa automóveis New Beetle, da Volkswagen), ela produz onze vídeos diferentes, que vão sendo registrados num gravador digital especialmente construído para isso. Essa multicâmera filma inclusive para cima, embora as imagens do céu não sejam usadas no Google Maps.
A resolução do filme produzido é superior à da HDTV. O equipamento também possui quatro microfones embutidos para registrar áudio. O gravador digital, que fica dentro do carro, armazena as imagens junto com a localização delas, obtida por meio de um receptor de GPS. Feita a filmagem, todo o material é editado, formatado e comprimido para publicação na web.
A Immersive Media diz que já produziu imagens de 64 000 km de ruas nos Estados Unidos, no Canadá e em outros países. Por enquanto, só uma pequena parte disso foi licenciada pelo Google. Mas é provável que imagens de mais lugares sejam publicadas no futuro. Resta torcer para que o Brasil seja incluído nesse roteiro.

Conheça o PC de 25 mil reais da Dell


XPS 720, da Dell: configurações arrasadoras ao gosto do cliente

Finalmente os brasileiros podem configurar ao seu bel-prazer desktops Dell da linha XPS, que reúne as máquinas de alto desempenho para gamers, gente que trabalha com aplicações pesadas e fanáticos por PCs em geral.
O menu de componentes para a montagem do XPS 720, que é baseado em uma placa-mãe com chipset nForce 680i SLI, deixa qualquer um de queixo caído. São nada menos que nove opções de processador. O mais modesto é o chip dual-core Core 2 Duo E6300 de 1,86 GHz. No cardápio de chips quad-core, o mais veloz é o Core 2 Extreme QX6800 de 2,93 GHz. A quantidade de memória RAM é fixa: 4 GB, na forma de 2 pentes de 2 GB de memória DDR2 de 667 MHz.
As placas de vídeo disponíveis, as GeForce 8800 GTX e Ultra de 768 MB, são de primeiro nível. Ainda mais se instaladas em modo dual, para alegria dos gamers mais radicais. Tamanho poder de fogo também será bem aproveitado por quem preferir se divertir assistindo filmes em alta definição. Um leitor de Blu-ray (que também grava DVDs e CDs) aparece como uma das alternativas de drive óptico. Se bem que, o ideal seria um gravador de Blu-ray ou mesmo o GGW-H10N, o combo de alta definição da LG que toca e grava Blu-ray e reproduz filmes em HD DVD.
Dependendo da configuração, a capacidade de armazenamento do XPS 720 alcança até 3 TB. Basta pedir para a Dell montar a máquina com 2 HDs de 1 TB em RAID 0 e um disco adicional de 1 TB.
Tudo isso encaixotado em um gabinete estiloso e com uma fonte de energia de 750 watts, que combina bem com o monitor LCD widescreen de 24 polegadas.
Diante de toda esta exuberância de hardware, que inclui ainda a placa de som X-Fi Xtreme Music, da Creative, o único item do XPS 720 que acaba destoando são os alto-falantes 2.1.
Com todos os componentes mais avançados, o preço do XPS 720, que começa em 8 145 reais na sua configuração básica, chega a estratosféricos 25 370 reais. Bom, como eu disse lá em cima, finalmente, os brasileiros podem configurar ao seu bel-prazer desktops e notebooks Dell da linha XPS. Agora, comprar...

TV com Wi-Fi n

Protótipo de uma das novas TVs de plasma full HD da Samsung equipadas com conexão sem fio Wi-Fi n

Prometidas para setembro, as novas TVs de plasma com resolução full HD da série 94, da Samsung, serão equipadas com Wi-Fi no padrão n.
Além de suporte a vídeo em 1080p e Wi-Fi, os modelos de 50 e 58 polegadas da série 94 terão taxa de contraste dinâmico de 15 000:1, três saídas HDMI e porta USB. A FP-T5094 vai custar 3 600 dólares, enquanto a FP-T5894 sairá por 5 300 dólares.
Um protótipo da linha 94 foi uma das atrações da CES, em janeiro. Pelo demonstrado na ocasião, o Wi-Fi faz a ponte entre a TV e uma espécie de receiver 802.11n, no qual são conectados os sinais do DVD player, TV a cabo, PC etc.
Duas dúvidas permanecem no ar. A primeira seria a possibilidade de transmitir vídeo em 1080p de Blu-ray e HD DVD players pela conexão Wi-Fi da TV. A Samsung garante que, tecnicamente, isso não é problema. Porém, a implementação do recurso dependeria da aprovação dos estúdios de Hollywood. Uma outra seria a conexão direta entre a TV e qualquer equipamento com Wi-Fi, o que, infelizmente, não deve acontecer.

A TECNOLOGIA BUY RAY, AGORA EM FLIMADORA


DZ-BD7H, da Hitachi: filmadora grava vídeo em 1080p em BD-Rs de 8 cm ou em um HD de 30 GB

Devagar, bem devagarinho, o Blu-ray vai ganhando espaço. Depois dos players e drives para PC, agora o formato de alta definição chega às filmadoras.
A Hitachi começa a vender no final de agosto, no Japão, e em outubro, no resto do mundo (será que o Brasil faz parte disso?), as primeiras filmadoras Blu-ray.
A DZ-BD7H e a DZ-BD70 gravam imagens com resolução de 1 920 por 1 080 pixels em discos BD-R e BD-RE de 8 centímetros de diâmetro. Segundo o fabricante, cada disquinho comporta uma hora de vídeo na resolução padrão ou duas horas com resolução de 1 440 por 1 080 pixels.
No caso da DZ-BD7H, as cenas podem ser gravadas nos BD-Rs de 8 centímetros ou em um HD interno de 30 GB.
A Hitachi não divulgou os preços. Mas apresentou um dado interessante. Segundo a empresa, as filmadoras miniDV estão perdendo cada vez mais espaço para os equipamentos que trabalham com outros tipos de mídia, como DVD e HD (discos rígidos). No Japão, em breve, estas filmadoras dominarão mais de 80% do mercado consumidor. Dentro do cenário projetado pela Hitachi, as camcorders capazes de gravar vídeo em alta definição representarão 30% deste montante.

Mouse de anel não precisa de mesa


Ring Mouse, da Globlink: preso ao indicador, o mouse é controlado com o polegar


A empresa Globlink desenvolveu um mouse que não precisa de mesa ou qualquer superfície plana para funcionar.
Com apenas 3 centímetros de largura, o Ring Mouse fica preso ao dedo indicador do usuário e é acionado pelo polegar.
A parte de cima do dispositivo é dividida em quatro áreas. Em uma delas, existe uma minúscula trackball para movimentar o cursor. As outras três reproduzem as funções dos botões esquerdo, direito e central do mouse convencional.
Parece ser bem prático. Principalmente na versão sem fio, que, inicialmente, eu não tinha visto, mas que o atento leitor João Bosco de Freitas Novais acabou me mostrando.
Em sua versão com fio, o Ring Mouse (GM-521W) funciona ligado ao micro pela porta USB. Na wireless (GM-521), o usuário do Ring Mouse veste uma pulseira com o transmissor sem fio pelo qual o dispositivo se comunica com o computador.
O produto foi apresentado na feira de tecnologia Computex 2007, em Taiwan. A Globlink não divulgou o preço do Ring Mouse.

BATERIA FEITA DE PAPEL



Um grupo de pesquisadores americanos patenteou um novo tipo de bateria, que usa a celulose em 90% da sua composição. O projeto é do Rensselaer Polytechnic Institute, uma universidade voltada para a tecnologia.
Por enquanto, a invenção toma a forma de um pequeno quadradinho de papel preto, pouco maior do que um selo de cartas, e é capaz de armazenar cerca de 2,3 volts. Para chegar à bateria de papel, os pesquisadores vêm mergulhando na nanotecnologia. A idéia é aumentar a capacidade do experimento, para que ele possa ser usado em gadgets, equipamentos médicos e até em carros.
Toda flexível, a bateria foi projetada para suportar temperaturas que vão de 30 graus negativos a 148 graus. Segundo os pesquisadores, ela poderá ser impressa como papel e usar o sangue e o suor como fonte de energia. "É essencialmente um pedaço de papel, mas feito de uma forma muito inteligente", diz Robert Linhardt, um dos pesquisadores do projeto.
Os planos para a bateria de papel não ficam nos carros. São bem mais ambiciosos. Uma das aplicações que o instituto estuda é colocar a bateria em aviões e até na água, em navios. A idéia é que o papel assuma diferentes formatos, por exemplo, o de uma porta, o que vai abrir campos para várias inovações em engenharia.

NOVIDADE DO DIA



É inevitável esperar pela onda de clones do iPhone que será despejada no mercado. Mas alguns fabricantes já mostram que podem, sim, surpreender.
Um exemplo é o U990, da LG, que deve chegar primeiro às lojas da Inglaterra, em outubro. O design do celular segue a linha elegante do Prada, só que dessa vez com tecnologia de sobra. A tela touch screen ainda não chega perto da veia inovadora do iPhone, mas tem resolução de 240 por 400. Rede celular? O 3G está no DNA do aparelho, com a tecnologia 3G HSDPA, algo ainda distante da realidade dos brasileiros.
Um dos recursos que mais impressiona no U990 é a câmera fotográfica. Com resolução de 5 megapixels, ela incorpora lentes Schneider Kreuznach e tem zoom manual. A câmera de vídeo, por sua vez, captura imagens a 120 frames por segundo.
A LG ainda não diz quanto o celular vai custar, mas o varejo inglês trabalha com a expectativa de que seja algo equivalente ao preço do smartphone N95, da Nokia – outro modelo que brilha pela câmera de 5 MP. Só para efeito de comparação, o N95 custa no Brasil 1.619 reais, sem vínculos com planos de operadoras. É menos que o Prada, que chegou ao país por 1.900 reais. Enquanto não existe nem sinal do iPhone por aqui, os coreanos têm a chance de dar mais uma prova de agilidade.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

NOTICIA DO DIA


"Disco-voador ecológico" irá transportar 125 passageiros
Pesquisadores da Universidade Delft, na Holanda, projetaram um avião "ultra - ambientalmente correto", no formato de um disco-voador. O motivo para tal substituição é o fato de que o desenvolvimento das aeronaves como conhecemos chegou ao limite da economia em emissão de poluentes. Segundo os pesquisadores, com a utilização de novos formatos e materiais mais leves (como este disco-voador), haverá redução na emissão de poluentes na atmosfera de maneira considerável.Isso será possível, ainda segundo os responsáveis pelo projeto, pois os propulsores -provavelmente a jato - serão totalmente integrados à estrutura da nova aeronave, o que diminuirá de forma consistente o chamado arrasto. Aliado aos novos materiais e à revolucionária aerodinâmica, a previsão é de que a emissão de poluentes como CO2 seja reduzia em 50%, podendo chegar a 80% em outros gases que normalmente são expelidos pelas turbinas a jato. Da mesma forma, a redução sonora deve chegar a 50%.
O "disco-voador ecológico" terá capacidade para 125 passageiros e os pesquisadores afirmam que não é razoável esperar que esse novo avião, seja lá qual for o seu aspecto, decole antes de 2020.
O projeto foi nomeado CleanEra, e de acordo com a equipe, conhecida como DELcraFTworks, este conceito será difundido em novos projetos.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

DICA DO DIA

Mapa de EndereçosLocalize os endereços e não se perca mais. Simplesmente fantástico. É só escrever o nome da rua e número - (de qualquer rua) - e ele faz o mapa.
GOOOGLE MAPAS !!!!
(este link está direcionado para o Brasil).

dica de segurança

A Cartilha de Segurança para Internet contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador.Clique aqui para baixar a CARTILHA DE SEGURANÇA!
Proteja-se de fraudes
* Atualize seu antivírus diariamente.
* Não clique em links recebidos por e-mail.
* Não execute arquivos recebidos por e-mail ou via serviços de mensagem instantânea.Proteja-se de vírus, cavalos de tróia, spywares, worms e bots
* Mantenha todos os programas que você usa sempre atualizados.
* Instale todas as correções de segurança.
* Use antivírus, firewall pessoal e anti-spyware.Navegue com segurança
* Mantenha seu navegador sempre atualizado.* Desative Java e ActiveX. Use-os apenas se for estritamente necessário.
* Só habilite JavaScript, cookies e pop-up windows ao acessar sites confiáveis.Cuide-se ao ler e-mails
* Mantenha o programa leitor de e-mails sempre atualizado.
* Desative a visualização de e-mails em HTML.
* Desative as opções de execução automática de arquivos anexados.
* Desative a execução de JavaScript e Java.Proteja sua privacidade
* Use senhas com letras, números e símbolos.
* Nunca use como senha dados pessoais ou palavras de dicionários.
* Não coloque dados pessoais em páginas Web, blogs ou sites de redes de relacionamentos.Use celulares e PDAs com segurança* Habilite bluetooth só quando for utilizá-lo.
* Consulte o fabricante sobre atualizações para seu aparelho.
* Não aceite qualquer arquivo enviado para seu aparelho. Cheque a procedência.Dicas para quem usa banda larga
* Use antivírus e firewall pessoal.
* Desligue o compartilhamento de recursos.
* Mantenha os programas que você usa sempre atualizados.
* Instale todas as correções de segurança.Dicas para quem usa redes sem fio
* Use antivírus e firewall pessoal.
* Use WEP ou WPA sempre que possível.
* Use somente serviços com conexão segura.
* Implemente também as dicas para quem usa banda larga

Cartilha de Segurança para Internet, versão 3.1 / CERT.br -- São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2006.ISBN: 978-85-60062-06-5ISBN: 85-60062-06-8 "Texto extraído da Cartilha de Segurança para Internet, desenvolvida pelo CERT.br, mantido pelo NIC.br, com inteiro teor em http://cartilha.cert.br/.

"Fonte: CERT.br

sábado, 11 de agosto de 2007

Aston Martin Vanquish S, by Mansory


A empresa Mansory, especializada em tunnar customizar carros de luxo, resolveu dar um novo visual à um Aston Martin Vanquish S.
O carro conta com um motor V12 6.0 de 520 cv de potencia, freios Brembo, rodas de 20”, pneus 275/30 R20 nas rodas da frente, 315/35 R20 nas traseiras e para finalizar a suspensão foi rebaixada em 2.5 cm.
Na cor preta e com detalhes amarelos ele ficou com um visual bem moderno, algumas peças foram substituídas por fibra de carbono, como o spoiler dianteiro, espelhos retrovisores, ganhou bancos esportivos, couro em todo o habitáculo e o cliente pode escolher entre as cores preto, vermelho e amarelo.

MP3 Player e de quebra reproduz CD


O designer Yong-Seong Kim apresentou um projeto de um modelo de MP3 player que na primeira vista parece ser somente um player comum, mas quando aberto ele seria capaz de reproduzir midias gravadas em CD.

NA ERA DA ECOLOGIA, MOUSE SOLAR



Fontes de energia sustentáveis e limpas têm sido utilizadas em diversas aplicações e a tendência não poderia deixar de chegar à computação. Um mouse solar, chamado de Sole Mio, está sendo desenvolvido pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica. Nele, os intermediários entre a fonte de energia e o equipamento foram eliminados, o sol recarrega a 'bateria' do mouse diretamente.

Por enquanto, o Sole Mio é apenas um design inicial, que deve mostrar no futuro como produtos com fontes de energia alternativas, com grande funcionalidade e forma atrativa, podem encorajar os usuários a adotar outras formas de consumo sustentável. O equipamento não está disponível no mercado: ainda é preciso efetuar testes, determinando qual a melhor configuração a ser utilizada para que o mouse funcione durante longos períodos de tempo com cada recarga.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

VOCE GOSTA DE CINEMA ?



Se seu negócio é Bollywood com seus astros e estrelas indianos, ou papo-cabeça de produções alternativas americanas, não importa. O Jaman, um novo site de cinema, em fase beta, tem um pouco de tudo, menos os sucessões de bilheteria de Hollywood.
O passaporte para uma boa amostra do cinema mundial independente é um só: banda larga. Com 4 Mbits a coisa funciona. Com menos que isso, as interrupções ficam enervantes, pela frequência. A imagem é bem decente em tela pequena, e fraca na grande – por enquanto, o Jaman não é, assim, um Joost.
Um dos pontos altos de Jaman são os documentários. Chernobyl 20, se você tiver tempo, é comovente, como costumam ser os testemunhos pessoais de tragédias desse calibre.
Também dá para achar cinema brasileiro por lá, ao lado do argentino e mexicano, mas isso não quer dizer que o filme pode ser visto. “Terra Estrangeira”, de Walter Salles, por exemplo, está disponível para o mundo, mas não para o Brasil.
Outra coisa bacana no Jaman é que é inteiramente web 2.0 – como aliás, seria de esperar de um site californiano nascido em 2007, o que é o seu caso.
Cineastas amadores e profissionais podem colocar seus filmes lá e todo mundo pode avaliar. Dá para fazer listas de filmes cult, compartilhar, montar um perfil caprichado, mandar links para o Digg – o abc inteiro da internet interativa.
Quem se inscreve tem direito a três filmes grátis. Depois, precisa alugar ou comprar muitos dos filmes que quiser assistir. Mas sempre há uma coisa ou outra gratuita passando, e há um mar de previews dando sopa o tempo todo.
Se você já viu o Jaman meses atrás, em sua fase inicial de beta, e desistiu pelos bugs, saiba que tudo melhorou muito. Está longe de ficar perfeito, mas já abre a janela para universos fascinantes com um grau razoável de eficiência. O registro é vapt-vupt. Vai lá – http://www.jaman.com/ - que é diversão garantida!
fonte- Sandra Carvalho

O AC/DC ADERE A MUSICA DIGITAL



O AC/DC escolheu uma operadora de celular para finalmente estrear no mundo da música online. É a Verizon Wireless – e não o iTunes, da Apple – que vai vender os álbuns da banda australiana digitalmente.
Só que não será exatamente pelo celular. Como o AC/DC decidiu vender apenas álbuns inteiros em vez de faixas, ficou inviável usar os telefones como a principal plataforma de venda (haja download!). O centro da iniciativa está no serviço VCast Music, usando o próprio PC, com preço de 12 dólares por álbum.
A exceção é o hit You Shook Me All Night Long, que poderá ser comprado separadamente, inclusive pelo celular. A operadora também vai vender ringtones da banda e planeja fazer a transmissão de shows. escolheu uma operadora de celular para finalmente estrear no mundo da música online. É a Verizon Wireless – e não o iTunes, da Apple – que vai vender os álbuns da banda australiana digitalmente.
Só que não será exatamente pelo celular. Como o AC/DC decidiu vender apenas álbuns inteiros em vez de faixas, ficou inviável usar os telefones como a principal plataforma de venda (haja download!). O centro da iniciativa está no serviço VCast Music, usando o próprio PC, com preço de 12 dólares por álbum.
A exceção é o hit You Shook Me All Night Long, que poderá ser comprado separadamente, inclusive pelo celular. A operadora também vai vender ringtones da banda e planeja fazer a transmissão de shows.
fonte blog da Debora info

NOTICIA DO DIA

Modelo de rádio digital sai até setembro
SÃO PAULO - O modelo de rádio digital a ser adotado no país deve ser anunciado até setembro pelo Conselho de Rádio Digital.
A data será mantida, apesar dos testes com as tecnologias disponíveis, norte-americana e européia, ainda não terem sido totalmente concluídos.
Segundo informações da Agência Brasil, portaria publicada no Diário Oficial em 14 de março estabeleceu um prazo de seis meses (até 14 de setembro) para que o conselho consultivo apresente o relatório final, com a decisão sobre o modelo a ser adotado.
Mas apenas uma emissora de rádio já entregou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o relatório com os resultados dos testes feitos no padrão digital de transmissão, segundo informou a Agência Brasil nesta quarta-feira.
O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, prevê que as emissoras entregarão os relatórios em até 60 dias, após o prazo final definido pela portaria.
Atualmente, 16 emissoras de rádio AM e FM operam em caráter de teste no sistema norte-americano In Band on Chanel (Iboc). Outras 42 já pediram autorização à Anatel, mas ainda não iniciaram os testes, segundo a agência. As únicas emissoras que irão testar o sistema europeu Digital Radio Mondiale (DRM) em ondas curtas são a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) e a Radiobrás, mas os estudos ainda não começaram.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, ainda não descartou a possibilidade de adoção de mais de um padrão no país, já que nem o Iboc nem o DRM atendem todas as necessidades brasileiras, de acordo com a agência de notícias do governo.
O modelo norte-americano não faz transmissões em ondas curtas, enquanto o europeu, por sua vez, não contempla a FM. O Brasil necessita de rádios em ondas curtas porque têm alcance maior e são as únicas que chegam a algumas regiões da Amazônia.
Os empresários radiodifusores preferem o sistema norte-americano, pois dizem que ele opera em AM e FM na mesma banda e na mesma frequência, de acordo com a Agência Brasil.
Os ouvintes que quiserem captar a programação de transmissão digital terão que adquirir um aparelho de rádio com tecnologia adequada. A expectativa é de que o rádio receptor chegue ao mercado inicialmente na faixa de 100 a 200 reais. A Anatel estima que a migração dos ouvintes se complete entre sete e dez anos.
fonte info abril

DICA DO DIA

Bloqueando seu celular
A DICA É MUITO INTERESSANTE, ATÉ PORQUE POUCA GENTE TEM O HÁBITO DE LER MANUAIS!Com a venda do "Chip", o interesse dos ladrões por aparelhos celulares aumentou.Ficou simples para eles: é só comprar um novo chip por um preço médio de R$ 30,00 em uma operadora e instalar no aparelho roubado. Com isso, generalizou-se o roubo de aparelhos celulares.Segue então uma informação útil que os comerciantes de celulares não divulgam, uma espécie de vingança para quando roubarem seu celular:Para obter o número de série do seu telefone celular (GSM), digite *#06#Aparecerá no visor um código de 15 algarismos. Esse código é único!Anote-o, e o conserve com cuidado. Se roubarem seu celular, telefone para a sua operadora e informe este código. O seu telefone poderá então ser completamente bloqueado, mesmo que o ladrão mude o "Chip"!Provavelmente você não recuperará o aparelho, mas quem quer que o tenha roubado não poderá mais utilizá-lo!Se todos tomarem esta precaução o roubo de celulares se tornará inútil!
Envie isto a todos os seus contatos, e não esqueça de anotar o seu número de série!!