Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 30 de novembro de 2010

GM pesquisa carro que gera energia elétrica



SÃO PAULO - Pesquisadores estão criando um sistema que poderia usar o calor da exaustão do motor para gerar eletricidade, reduzindo o consumo de combustível.


O projeto de três anos está sendo feito entre a General Motors e a Universidade Purdue, e tem patrocínio de US$1,4 milhões do Departamento de Energia e da National Science Foundation.
A Purdue e a GM estão desenvolvendo um protótipo com geradores termoelétricos (TEG) – capazes de carregar baterias e abastecer o sistema de um carro elétrico, reduzindo o trabalho do motor e aumentando sua eficiência.


O protótipo será instalado no sistema de exaustão, atrás do catalisador. Ele irá usar gás a 700º C, mas os pesquisadores também trabalham em um modelo capaz de ficar dentro do próprio catalisador, suportando até 1000º C e aproveitando ainda mais energia.


Os materiais termoelétricos geram eletricidade quando há diferença de temperatura, de forma que o chip que contém a substância fica quente no lado voltado para os gases da exaustão e frio do outro.


Os testes começam em 1º de janeiro e têm o objetivo de reduzir em 5% o consumo de combustível. Sistemas capazes de trabalhar a temperaturas ainda mais altas reduziriam em até 10%.

fonte: Revista Info Abriu