![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1Go_MPslopf6Rli5msm0dLEmwOAo1qQ8l5HXYMj4pnqJELiUW5ft_XCHXVz8Kn-P-O7tt8RgcHK9p6u5DV1HBJ5sbG-hii12U_GkTaVNwME-chsj6LgxGyB0xgyC8X5U1ESE_a-MVV7o/s320/04-10-07_0938.jpg)
Visualizações de página do mês passado
domingo, 25 de novembro de 2007
Guarde seu cd/dvd favorito longe dos descuidados
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1Go_MPslopf6Rli5msm0dLEmwOAo1qQ8l5HXYMj4pnqJELiUW5ft_XCHXVz8Kn-P-O7tt8RgcHK9p6u5DV1HBJ5sbG-hii12U_GkTaVNwME-chsj6LgxGyB0xgyC8X5U1ESE_a-MVV7o/s320/04-10-07_0938.jpg)
sábado, 10 de novembro de 2007
Licenças para windows xp
Microsoft oferece licenças do Windows XP a PCs recondicionados
Empresa quer evitar que usuários instalem Linux ou Windows pirata em PCs recondicionados, vendidos sem sistema operacional.
A Microsoft lançou o programa Microsoft Authorized Refurbisher (MAR) para assegurar que parceiros OEM (Original Equipment Manufacturer) instalem cópias legítimas do sistema operacional Windows em desktops usados.
A iniciativa anunciada nesta sexta-feira (09/11) permite que fabricantes de PCs recondicionados vendas as máquinas com Windows original embutido. O programa é uma extensão do Community MAR, que era voltado a instituições de caridade, educacionais e sem fins lucrativos.
Mais sobre o Windows:
> Especial: tudo sobre o Windows Vista
> Saiba quais são os recursos do Vista
> Conheça a história do Windows
> Vista versus XP: compare
> Semelhanças do Vista e do Mac OS
> Tela preta contra Windows pirata
> Veja como remover o WGA
As licenças do Windows costumam estar aliadas ao desktop quando a máquina é adquirida pela primeira vez. As empresas de remanufatura de PCs podem reinstalar o sistema operacional em um PC recondicionado se tiverem uma documentação que comprove a compra do produto - chamada Certificado de Autenticidade - além da cópia original do sistema.
Na prática, entretanto, é difícil ter os dois itens em mãos, especialmente em micros mais antigos. Isso faz com que as empresas que revendem estas máquinas o façam sem o sistema operacional deixando ao usuário a opções de instalar um sistema Linux ou uma cópia pirata do Windows.
As licenças disponíveis pelo novo programa MAR são "Windows XP Home for Refurbished PCs" e "Windows XP Professional for Refurbished PCs". A Microsoft não informou o custo destas licenças.
Jake Player, presidente da TechTurn, empresa que recondiciona PCs no Texas (EUA) desde 1999, afirma que a Microsoft está oferecendo um desconto "significativo" sobre o preço original do Windows para revendas, mas disse que não pode revelar o valor.
Com base em um estudo da consultoria Gartner, a Microsoft afirma que os PCs recondicionados representam cerca de 10% do mercado mundial de desktops.
O programa MAR está disponível para os parceiros OEM da Microsoft em todo o mundo, bem como a outros recondicionadores que não são parceiros da empresa, por enquanto, na América do Norte.
FLAGA DE NOTICIAS ON LINE
Uma empresa da Califórnia, a Attributor, criou um sistema interessante de identificar cópias de notícias na web – autorizadas ou não. Já indexa 100 milhões de páginas por dia.
O objetivo, aparentemente, não é mandar ninguém para trás das grades por cópias não autorizadas. A empresa parte do princípio que as notícias são livres na web, e não há nada que se possa ou se deva fazer contra isso. Acena apenas com a possibilidade de identificar os endereços onde se copia, conferir se há ou não links para os textos originais, e checar se existe publicidade nos sites das cópias. A idéia seria ajudar a indústria da mídia – os nomões tradicionais e os blogueiros independentes – a monetizar seu conteúdo.
A agência de notícias Reuters e a Associated Press, que vivem de licenças, já entraram no jogo. Por enquanto, a busca de cópias é só de textos. Logo mais começa a busca para achar imagens copiadas. Mais tarde, chegará a vez dos vídeos.
A Attributor tem uma atitude muito diferente da MediaDefender, outra empresa americana que também se ocupa de cópias, numa vertente bem troglodita. Contratada por gravadoras de música e estúdios de Hollywood, a MediaDefender se encarrega de xeretar a vida de usuários de P2P e distribuir lixo digital disfarçado de cópias íntegras.
Criada dois anos atrás, a Attributor tem sangue azul: foi fundada por um ex-executivo do Yahoo! , Jim Brock, e um veterano de startups prestigiadas, Jim Pitkow. Para entender em detalhes a tese dos dois, um bom começo é a leitura de um white paper no próprio site da Attributor, que fica em http://www.attributor.com/docs/makingmoneyoffyourcontent.pdf
Uma das descobertas mais surpreendentes da Attributor foi a constatação que a maioria das traduções livres do último livro de Harry Potter, ainda antes da estréia oficial, meses atrás, não estava em sites de fãs, mas em splogs (arapucas de spam disfarçadas de blog