Visualizações de página do mês passado
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Boa notícia ecológica do dia
Uma pequena invenção de uma companhia norte-americana está sendo considerada revolucionária na limpeza de rios atingidos por desastres ambientais. Batizada de Elastec, a novidade permite separar o óleo da água de uma maneira muito mais rápida, minimizando os danos ao meio ambiente em casos de vazamentos.
O trabalho foi desenvolvido pela Elastec/American Marine e recebeu um prêmio de US$ 1 milhão da X Prize Foundation. Empresas como Exxon ou BP, companhias que detêm grandes departamentos de pesquisa, não conseguiram até então encontrar uma solução tão eficiente como essa.
Segundo os inventores, o grande segredo do Elastec está no plástico. Durante as pesquisas, eles perceberam que o óleo é muito mais atraído pelo plástico do que a água. A partir dessa observação, o grupo criou uma engenhoca que consiste em 64 discos plásticos, que funcionam como uma espécie de hélice.
“Essa é a elegância da máquina que criamos”, explica Don Johnson, gerente de projetos da Elastec. “A nossa proposta parece extremamente básica, contudo é a solução mais eficiente encontrada até agora”, completa.
fote:tecmundo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário