
Preste atenção no protótipo a seguir e tente imaginar aonde ele foi projetado. Europa? Japão? Estados Unidos? Nada disso. O chamado eRinGo, um veículo elétrico em forma de roda, é cria de Mohammad Ghezel, designer iraniano que vive em Teerã.

Bastante conceituado em seu país, Ghezel propõe uma configuração de eixo único estabilizado por giroscópios, como no Segway. Os três anéis de contato com a superfície seriam acionados por motores elétricos. Dentro, cabem dois passageiros, e ambos possuem volante – mas um só funciona se o outro estiver travado.
O eRinGo segue a busca pelas formas mais simples e adequadas. Ghezel admite que o design não seria muito funcional para as ruas de hoje, mas crê que nada é impossível para o futuro. Nem mesmo um veículo onde os passageiros fiquem simplesmente dentro da roda.


Com dimensões bem pequenas, o protótipo com capacidade para quatro ocupantes possui 2,73 metros de comprimento, por 1,68 metro de largura e 1,49 metro de altura. A distância entre-eixos é de 1,90 metro. Um dos destaques do carro é o sistema de direção, que é controlado por meio de um joystick. Não existem pedais de aceleração e de freio, com as funções sendo acionadas na haste do joystick, por conta da tecnologia “drive-by-wire”.



Mas o que chama mais a atenção é o painel estonteante com telas planas coloridas e joysticks com superfícies sensíveis a toque. Espero que ele tenha lasers e canhões de antimatéria também.