Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Como usar o celular no veículo com segurança


Todos sabemos que o Código de Trânsito Brasileiro inibe o uso de celulares ao volante. Nós acreditamos que o uso do celular pode, sim, representar um risco para a segurança, mas é possível usá-lo sem correr riscos. Veja como.

Aviso importante: você é responsável por sua própria segurança. Este artigo visa ajudá-lo a dirigir de modo mais seguro, mas obviamente não garante que você não vai se envolver em acidentes. Embora estas dicas funcionem bem com a maioria das pessoas, é importante avaliar o que é e o que não é seguro para você. Se uma conversa enquanto dirige pode representar uma distração significativa para você, não faça isso. Algumas pessoas não tem esse problema. Seja honesto consigo, mesmo que isso signifique que você não deve usar um celular dentro do carro.

O que dizem os estudos e estatísticas
Um estudo da edição americana da Car and Driver descobriu que digitar textos ao volante pode reduzir seu tempo de reação muito mais que o álcool. Outro estudo, da Universidade de Utah, mostra que falar ao telefone afeta sua habilidade ao volante, com ou sem viva-voz. O problema não é estar sem uma das mãos ao volante (o que é proibido pelo artigo 252 do CTB), mas sim estar concentrado em outra coisa além do trânsito.

O argumento contrário mais comum é que ninguém considera insegura a conversa com os demais passageiros do carro. Mas há um motivo para isso: o estudo da Universidade de Utah acredita que um passageiro oferece atenção ao que está acontecendo no trânsito, ajudando o motorista. Isso ajuda a negar a suposta distração causada pela conversa:

“Quando você analisa os resultados, percebe-se que um motorista conversando com um passageiro não está tão desligado quanto um motorista ao celular. Há mais desvios feitos por alguém falando ao celular que pelo motorista que conversa com o passageiro. Você também descobre que quando há um passageiro no carro, quase todos acertam a saída. Mas metade dos motoristas falando ao celular não acerta”.

Curiosamente aconteceu o contrário comigo. Nos últimos dez anos tive dois acidentes, ambos causados por que eu estava distraído conversando com o passageiro (o mesmo passageiro, na verdade). Por outro lado, eu falo ao celular frequentemente (usando viva-voz) e nunca me acidentei por isso. Na verdade já tive mais problemas prestando atenção a conversas, por isso sempre fui um pouco cético em relação às declarações de que todos os motoristas são afetados pela conversa. Para mim, não é diferente de ouvir música, um audiolivro ou um podcast.

Quando estou ao telefone erro as ruas e me perco menos que nas vezes que estou acompanhado por passageiros. Tenho certeza que é, de alguma forma, mais seguro dirigir em silêncio, sem nada além da estrada na cabeça para fazer seu pensamento viajar. Você sempre terá distrações e, sendo realista, seu celular será uma delas. Você terá que decidir qual é a escolha mais segura, mas nos próximos tópicos vamos oferecer algumas dicas para tentar reduzir as distrações caso você opte por usar o celular enquanto dirige.

Configure seu celular
A coisa mais importante a lembrar é que seus olhos precisam estar atentos ao trânsito o maior tempo possível. Obviamente você não pode ver tudo o que acontece ao seu redor: você precisa piscar, checar a velocidade e ocasionalmente desviar o olhar por um motivo qualquer. Dito isso, arrumar outra distração ao volante só te faz correr mais riscos. Todos nós sabemos disso, mas tendemos a negligenciar a segurança para responder a um SMS ou atender o telefone pois parece algo urgente. Para evitar essas distrações é melhor configurar seu telefone para que você não veja ligações e mensagens.

Deixe seu telefone em modo silencioso enquanto dirige. Você só precisa atender a ligação ou responder a mensagem, porque sabe que há algo no celular, portanto você deve evitar saber disso. O mundo não vai acabar se você não responder imediatamente.

Faça tudo o que precisa antes de partir. Se você se sente seguro para falar ao celular enquanto dirige (o que não é proibido, desde que você mantenha as mãos no volante e não use nenhum tipo de fone de ouvido), inicie a ligação antes de arrancar. Se você estiver ouvido música, configure a lista de reprodução antes de partir. O mesmo vale para o GPS, audiolivros e podcasts e qualquer coisa que você vá usar para afastar a monotonia no carro. Se você ajustar tudo antes de partir, não precisará olhar para a tela do telefone, e assim você mantém os olhos na pista por mais tempo.

Use o controle remoto controlar o rádio e/ou atender as ligações (se disponível). Mais uma vez, a questão é não olhar para a tela ou interagir com o sistema de algum modo. Fones de ouvido são proibidos pelo artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, mas se houver um botão de acionamento intuitivo no volante ou no painel, você não precisará se distrair. Alguns carros e celulares têm sistemas ativados por voz, bastando dizer o que você quer. Qualquer uma dessas opções evitam a interação direta com o telefone.Coloque o telefone em uma capa ou algum lugar que oculte a tela. Não facilite o uso do telefone enquanto você estiver no carro. Se for difícil alcançá-lo, é provável que você o ignore. Se você é o tipo de pessoa que encara os desafios, talvez seja melhor deixar o celular totalmente inacessível – em uma bolsa no porta-malas, por exemplo.

Se você conseguir reduzir suas distrações, será bem mais fácil largar o celular e prestar atenção ao trânsito. Se tem alguma dica, compartilhe conosco nos comentários.

E se você passa boa parte do tempo parado em congestionamentos, pode relevar: comunicação é das poucas coisas que ajudam a manter a sanidade, principalmente nesse calor.
Fonte: Jalopnik.com.br

Nenhum comentário: