Visualizações de página do mês passado

sábado, 5 de novembro de 2011

Anatel aprova regulamentação pela qualidade da banda larga


A internet banda larga se dissemina cada vez mais rapidamente no país. Mas à medida que o acesso da população se amplia, os problemas na recepção da internet pelos brasileiros ficam mais evidentes. Diariamente, o Procon recebe centenas de reclamações que vão desde velocidade da internet abaixo da prometida pelas empresas até ofertas feitas, mas não cumpridas.

Esses transtornos acontecem principalmente pela falta de regras e regulamentação do governo para as empresas de internet – que fazem lucros altíssimos à custa da população que recebe um serviço de baixa qualidade.

Por isso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) promoveu uma campanha para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovasse uma regulamentação que determina metas de qualidade a serem cumpridas pelos provedores de internet. Milhares de brasileiros enviaram cartas aos conselheiros da Anatel, pedindo a aprovação de regras de atendimento e de velocidade da internet.

Mas de 62 mil mensagens foram enviadas para a Anatel por meio do site Avaaz – que mobiliza diversas campanhas pelo mundo -, se somando a outras milhares de mensagens emitidas a partir do site do Idec, e as repercussões foram positivas: o conselho da Anatel aprovou o texto com os padrões mínimos de qualidade para o serviço de banda larga fixo e móvel.

A partir de agora, as empresas de internet terão que seguir regras rigorosas para fornecer melhores serviços aos consumidores. Se isso acontecer de fato, milhões de brasileiros que recebem internet lenta terão pelo menos a velocidade mínima garantida pela nova regulamentação.

A fiscalização do cumprimento das regras relativas à rede será feita por uma entidade externa à Anatel que fará medições em cidades selecionadas com equipamentos instalados nos computadores de uma amostra de consumidores.

Mesmo com a regulação garantida, ainda dá tempo de mostrar seu apoio à causa que beneficiará todos os brasileiros enviando uma mensagem para os membros do conselho da Anatel por meio do Avazz.
Incrível vitória! O Conselho da Anatel aprovou o texto com os padrões mínimos de qualidade para Internet! As telecoms terão que cumprir regras mais rigorosas para garantir melhores serviços aos consumidores. Os novos padrões obrigatórios de velocidade mínima e média acabarão com o pesadelo de milhões de consumidores que recebem uma Internet lenta. Essa é uma fabulosa vitória para todos os brasileiros! Obrigada pelo apoio de todos os membros que enviaram quase 60 mil mensagens ao Conselho da Anatel!

As empresas de Internet estão fazendo lucros imensos, mas enganando seus clientes em relação a uma Internet rápida e confiável. Finalmente o governo quer intervir e regulamentar, mas ele precisa de um protesto em massa do público para abafar o lobby das telecoms que são contra a regulação.

O serviço de internet é como um faroeste virtual - um mercado sem regulamentação do governo, onde o serviço é lento ou muitas vezes inexistente. Aqueles de nós que vivem no Norte do Brasil pagam três vezes mais pela Internet do que aqueles em São Paulo, mas o nosso serviço é quatro vezes mais lento. Enquanto isso, a Telefonica, sozinha, fez 4,3 bilhões de reais em lucros no ano passado.

Temos poucas horas até a votação crucial para o acesso à Internet rápida e confiável para todos - envie uma mensagem para a Anatel, a agência responsável por estabelecer os regulamentos, e em seguida, encaminhe este email para seus amigos e familiares
Fonte:Avaaz.org

Um comentário:

Ricardo Campos disse...

Eu sou um desses q recem aderiu a banda larga... acho q esse mercado vai inchar cada vez mais no Brasil.. e temos praticamente monopólios nessa area de telecomunicação... deopis falam q privatizações foram boas...