Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alternativa ao plástico

Fungos são, quase universalmente, uma coisa não muito boa de se ter nas paredes ou bens pessoais. E normalmente, vender algumas dessas coisas não é nem legalmente permitido. Mas uma empresa chamada Ecovative não liga para isso e criou embalagens e materiais de construção a partir de fungos – e estão sendo considerados visionários por isso.
A Ecovative foi fundada por Eben Bayer e Gavin McIntyre, que começaram a fazer experimentos com fungos como parte de um projeto escolar. Hoje, eles empregam 35 pessoas e mantêm uma instalação enorme em Nova York, onde criam micélio, que forma a base de fungos. Micélio é como cola: gruda em qualquer coisa que aparecer pela frente – normalmente, matéria orgânica de baixo valor como caules de planta, cascas ou algodão – para criar uma rede super-densa de segmentos. A Ecovative cria isso em caixas escuras durante cinco a sete dias, e depois usam o calor extremo para impedir o crescimento de esporos. “Esporos vêm do corpo frutificado, ou cogumelo”, explica Sam Harrington, da Ecovative. “Como não crescemos o micélio por tempo o suficiente para formar um cogumelo, não há preocupações alergênicas no nosso processo.
Harrington coloca a Ecovative como a mais recente em uma longa lista de grandes empresas químicas e de materiais dos Estados Unidos. “Down e Dupont passaram os últimos 100 anos transformando petróleo e gás natural em todos os tipos de materiais e plásticos”, ele explica. “Mas com consequências ambientais não muito boas. Nós queremos ser os líderes deste século em material sustentável”. Empresas como Dow e Dupont passaram os últimos cem anos desenvolvendo produtos químicos para evitar mofo. Agora, a Ecovative está pronta para passar os próximos 100 anos incentivando.

Nenhum comentário: