Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CARROS COM CHAVES INTELIGENTES PODEM SER FACILMENTE CRACKEADOS


Pesquisadores do Instituto ETH Zurich, da Suíça, divulgaram um estudo apontando que carros que não utilizam chaves podem facilmente ser cracekados.
As chaves inteligentes (keyless) estão presentes nos últimos lançamentos, especialmente de veículos de luxo, e permitem que o motorista dê partida no carro sem a necessidade de inserir a chave no contato. O chefe do grupo de pesquisa, Professor Srdjan Capkun, teve a ideia de fazer o estudo ao adquirir um carro com esta tecnologia.

Foram analisados 10 carros de 8 marcas diferentes. E em todos os pesquisadores conseguiram entrar, sem precisar usar a força, através do sistema wireless das chaves. O feito foi possível, pois o sistema das chaves normalmente funciona ao enviar um sinal de baixa potência do carro para a chave, o que só é possível quando um está próximo do outro.

Mas os pesquisadores conseguiram interceptar e estender o sinal, ao utilizar antenas como repetidores, trazendo como resultado a ativação da chave, mesmo sem a presença da mesma. Desta forma, conseguiram abrir as portas e dar partida no motor.

Os pesquisadores utilizaram dois sistemas. Usando um cabo até a parte de trás do carro para transmitir o sinal e outro usando sinais wireless. Capkun afirmou que as duas soluções são baratas, gerando custos de US$ 100 a US$ 1000, respectivamente.

O estudo será apresentado no Network and Distributed System Security Symposium, que acontecerá no mês que vem na Califórnia, EUA.

fonte: Blog do Marcelo

Nenhum comentário: