Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NASA INAUGURA SEU EDIFÍCIO MAS VERDE


Nova área do Centro Espacial Kennedy: estacionamento para veículo elétrico e painéis solares

Após um ano e meio de obras, o novo anexo do Centro Espacial Kennedy foi inaugurado esta semana como o edifício mais verde da NASA.
O Propellants North Administrative and Maintenance Facility, que é responsável pelo comsbutível das missões espaciais, foi considerado categoria Platinum da LEED - U.S. Green Building Council Leadership in Environmental and Energy Design - a mais alta certificação para edifícios verdes, e servirá de exemplo para outros projetos da agência.
O centro Espacial conta agora com um “estacionamento do futuro”. Por menos de US$1,50 por dia, um veículo elétrico ou híbrido pode se ligar a uma tomada abastecida por energia solar. A estação, para oito carros, pretende incentivar o uso de veículos elétricos.
A energia para abastecer os carros, bem como todo o prédio, vem de mais de 300 painéis fotovoltaicos instalados no telhado. Eles devem gerar mais energia do que o necessário, o que torna o Kennedy “net-zero” – ou seja, completamente independente da rede de energia.
Atrás do prédio há um espaço para armazenar mais de 2.800 litros de água da chuva em três tanques diferentes. A água não tratada será usada na descarga dos banheiros e irrigação, enquanto o material tratado irá para pias e bebedouros.
O sistema de luz automatizado também regula as lâmpadas de LED conforme a entrada de luz solar. Igualmente inteligente, o sistema de ar-condicionado conta com telhado e parede insulados, que ajudam a preservar a temperatura, além de um termostato que regula também a umidade e um medidor dos níveis de CO2. A novidade é que não há dutos de ar-condicionado, uma vez que o ar flui por baixo dos pisos de bambu.
FONTE: Info on line

Nenhum comentário: