Visualizações de página do mês passado

sábado, 17 de setembro de 2011

Novidades na IFA 2011



A IFA é uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. O Tecmundo foi até Berlim, na Alemanha, para conferir quais eram os grandes lançamentos do mundo tecnológico. Acima, você confere um vídeo com os principais destaques e tudo que foi encontrado de mais curioso.

Todas as grandes marcas estavam presentes: Sony, Samsung, Toshiba, Panasonic, Lenovo, Acer e várias outras. Nossos representantes puderam conferir diversos lançamentos, de tablets até televisores 3D que não precisam de óculos. Assista ao vídeo acima e fique por dentro.
No mundo das TVs, dois grandes pontos de atenção. O primeiro são as TVs a laser, já ouviu falar? As chamadas “LaserVue” (na Europa receberam o nome de “Laser Display”) utilizam tecnologia laser para projetar imagens tridimensionais. Sua grande vantagem é o brilho mais intenso! Embora já exista um produto pronto, da Mitisubishi, o preço ainda não é competitivo. Mas valeu conhecer a tecnologia.

Lembram quando falei da tecnologia de óculos 3D passivos da LG? O próximo passo parece ser a ausência completa dos óculos. A Toshiba apresentou um modelo baseado no princípio estereoscópico, que trabalha imagens diferentes para os olhos esquerdo e direito. Como fizeram para os óculos sumirem? O segredo está em uma série de lentes que projetam as diferentes imagens de acordo com a posição do espectador, identificada pelo sistema de reconhecimento da face. O modelo exibido pode reconhecer até 9 diferentes posições em um ambiente, e esse reconhecimento é feito com o clicar de um botão. A tecnologia ainda apresenta falhas: se nos movimentarmos rapidamente pelo ambiente, a imagem perde o foco. Mas já é um avanço, concordam?

Se algumas tecnologias chegam, outras vão embora. O que mais se viu na IFA 2011 foram aplicativos para smartphones e tablets que fazem a função do controle remoto. Será que estes aparelhos estariam saindo de linha? Só o futuro dirá!

Pelos corredores da feira, notou-se também a afirmação da categoria dos ultrabooks, produtos híbridos de netbook e tablet, mas com o poder de processamento dos notebooks, tela pequena e inicialização rápida. Marcas como Acer, Lenovo e Samsung exibiram modelos potentes e diminutos!

A guerra dos tablets
Lembram que abri o post falando sobre o sucessor – ou rival – do iPad? Pois saibam que a guerra, já declarada há meses, tomou rumos curiosos esta semana. A Samsung de cara veio com dois lançamentos. Um smartphone com tela de 5,3 polegadas que pretende ser um produto intermediário entre smartphones e tablets, chamado Galaxy Note; e o seu novo tablet o Galaxy Tab 7.7.

Este último contudo, foi impedido de ser comercializado e divulgado na feira através de uma liminar de um tribunal alemão. A medida foi mais uma na estratégia da Apple na chamada guerra de patentes que visa congelar vendas e lançamentos da rival.

O mercado segue aquecido com lançamentos mais baratos, como o IdeaPad da Lenovo, rodando Android e comercializado por apenas US$ 199 e com produtos de design diferenciado como os S1 e S2 da Sony, que são dobráveis.

As novidades não tardarão a invadir os mercados do mundo inteiro trazendo novas maneiras de nos divertirmos e informarmos.

Nenhum comentário: