Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SUPERMERCADO VIRTUAL


Voltada para usuários de smartphones, rede de supermercado abre loja virtual em estação de metrô da Coreia do Sul.
Quando falamos em mercado virtual talvez venha à sua mente alguma construção 3D gerada pelo computador no Second Life ou um joguinho social no Facebook.
Mas aparecem tantas modalidades de representação da realidade que fica difícil denominar. Então vou explicar (o que é facilmente compreendido pelas imagens):

A rede Homeplus, a segunda cadeia de lojas de desconto coreana, resolveu criar uma loja onde não há produtos, apenas imagens representando os produtos nas prateleiras de forma que visualmente pareça gôndolas tradicionais contendo uma etiqueta (semelhante ao código de barra, só que 2D, os chamados QR codes) embaixo de cada produto mostrado.

O usuário só precisa ter um celular (smartphone) com um software específico da empresa para fotografar as etiquetas dos produtos que deseja comprar que ele será entregue no local desejado pelo comprador.

Após finalizada a compra, uma das lojas físicas da Homeplus, que esteja mais perto do endereço do comprador, despacha a encomenda. Em um harmônico trabalho de logística.


É uma grande ideia, afinal, certamente você pode adiar uma compra por não se lembrar de que terá que fazê-la, uma vez que o aplicativo da compra estará escondido em algum lugar do seu celular. Mas não há como os cerca de 200.000 usuários da estação de Seolleung não se sentirem dentro de um supermercado, enquanto aguardam a composição.

Você pode imaginar? Milhares de coreanos na "hora do rush" transitando em meio a todo tipo de alimento (você sabe como o sanduíche dos cartazes parecem bem mais saborosos do que o que é vendido de fato) e sem nada a fazer exceto esperar o próximo metrô. Pois é, segundo o vídeo abaixo, essa iniciativa fez com que a empresa aumetasse 150% as vendas online. Isso fez com que ela encostasse na rede líder sem construir nem uma lojinha a mais (além de passar a liderar as vendas online).
Fonte:Blog Blasil Acadêmico

Um comentário:

Camila Secches disse...

Geni, muito bom o seu blog! Parabéns! Gostei muito desta matéria em especial! Abraços, Camila