Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Impressora que imprime vasos sanguíneos e tecidos humanos

Conheça uma impressora capaz de produzir vasos sanguíneos, tecidos humanos e partes de substituição do nosso corpo, a partir das nossas próprias células.


Sim, a notícia parece ficção científica, mas felizmente não é! Uma empresa de San Diego, Estados Unidos da América criou uma impressora capaz de produzir partes sobresselentes do nosso corpo, a partir das nossas células. Esta impressora, ainda apenas destinada à investigação, está cada vez mais perto de ser comercializada.

Como funciona a Bio-Impressora?
Esta bio-impressora, a NovoGen MMX, tem como base de funcionamento uma bio-tinta, constituída por células vivas, de um tecido original.Esta impressora de alta precisão, imprime uma estrutura tridimensional, formando-se agregados de células, devidamente agregados e num padrão que se pré-estabeleceu. Apenas 24 horas depois, estes agrupados de células estão fundidos e está assim criado um novo pedaço de tecido. Estas células, sabem como agir, quando colocadas nesse determinado padrão que a impressora definiu, tal como acontece com as células do nosso corpo, que agem de acordo com as características genéticas de cada um de nós.

Que tipo de tecidos podem ser impressos?
Este aparelho ainda só permite a criação de vasos sanguíneos, em apenas 1 hora. Dentro de 3 a 5 anos será possível a utilização desses vasos sanguíneos “impressos” para uso terapêutico. Relativamente à produção de órgãos completos, isso ainda não é possível, mas é esse o principal objectivo desta empresa. O coração será o órgão mais difícil de reproduzir, dada a sua complexidade, mas o tempo para isso passar a ser uma realidade dependerá apenas dos fundos disponíveis para continuar esta investigação.

Qual a vantagem relativamente aos transplantes de hoje em dia?
Apesar de ainda não ser possível a impressão de órgãos que possam ser transplantados, a empresa Organovo continua a estudar formas de produzir órgãos a partir de células do nosso organismo. Quando for possível o transplante destes órgãos, produzidos a partir das nossas próprias células, deixará de existir o risco de rejeição. As pessoas que hoje em dia recebem transplantes de órgãos, necessitam de tomar medicamentos durante toda a vida, para prevenir os efeitos de rejeição dos órgãos transplantados, algo que, também deixará de ser necessário com o transplante de órgãos criados com esta tecnologia.

Quais os primeiros transplantes que serão contemplados com esta tecnologia?
Como os vasos sanguíneos foram os primeiros tecidos a ser criados por esta bio-impressora, as pessoas que necessitarem de bypasses nas coronárias serão as primeiras a beneficiarem desta fantástica tecnologia. Os enxertos que necessitam serão assim vasos sanguíneos produzidos pela Organovo.

A esperança média de vida vai aumentar?
Todos sabemos que muitas pessoas morrem pela falta de órgãos disponíveis para transplante. Com esta tecnologia espera-se, que a curto prazo, possam estar disponíveis órgãos de substituição para todas as pessoas, aumentando assim a esperança média de vida.

No meu ponto de vista, estas são as tecnologias em que se deveria e em que é necessário investir mais dinheiro, pois são estas que darão uma qualidade de vida melhor a todos nós e deixar de se gastar milhões e milhões em tecnologias usadas para nos destruir, como bombas e armamento, por exemplo!
Fonte:Tecnologiadoglobo

Nenhum comentário: