Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DIRIGIR SEM AS MÃOS


Em menos de 10 anos, as estradas e rodovias do mundo poderão ser locais mais seguros, descongestionados e relaxantes.

Isso porque já está em fase final de testes uma tecnologia que permite a criação de fileiras de carros comandadas pelos movimentos de um único motorista, liberando os demais para falar ao celular, ler, comer...

Um grupo de sete empresas européias, patrocinadas pela própria União Européia, trabalha para lançar seu projeto SARTRE - Safe Road Trains for the Environment., ou Estradas-Trens Seguras para o Meio Ambiente

O nome soa estranho, mas as tais estradas-trens, ou “platoons”, dão a exata ideia do que a tecnologia desenvolvida permite: ligar veículos para que se movam como um só corpo nas rodovias.

A fileira de veículos é comandada por um automóvel, no qual está um motorista profissional guiando normalmente. Os carros seguintes, no entanto, se movem sozinhos: sua direção gira de acordo com os movimentos do primeiro carro – o mesmo acontece com freios, marchas, etc...
Cada carro também está equipado com sensores e câmeras que medem a distância e velocidade do carro da frente, ajustando seus comandos para manter uma distância segura. A comunicação é feita usando uma freqüência especifica de rádio e o próximo passo é desenvolver um sistema paralelo, provavelmente usando 3G, para o caso de falhas.
Como os carros não estão fisicamente presos uns aos outros, é possível deixar a fila a qualquer momento. Enquanto estiver no “Platoon”, no entanto, o motorista pode relaxar as mãos e pés – e até a mente. A automação dos movimentos seria a principal vantagem do projeto, uma vez que 80% dos acidentes em estradas são causados por falha humana. Além disso, essa mesma automação economiza combustível, diminuindo em até 20% as emissões de CO2, e acelera o fluxo de veículos nas estradas. Mesmo a uma distância segura, os carros ficam mais próximos uns aos outros do que estariam com motoristas no comando, o que diminui congestionamentos.

Esta semana, a equipe do SARTRE fez a primeira demonstração do projeto fora de suas instalações. Nas pistas da Volvo Proving Ground, na Suécia, um caminhão-líder comandou um único carro que o seguiu em todos os seus movimentos.
Segundo o projeto, a tecnologia para aplicá-lo já existe e, em pouquíssimo tempo, estaria disponível a todos. O que pode atrasar a implementação são a aceitação pública e a legislação dos 25 países da União Européia, que devem aprovar leis parecidas.

O SARTRE é um projeto liderado pela empresa Ricardo UK Ltd, do Reino Unido, com participação da Idiada e da Robotiker-Tecnalia (Espanha), Institut für Kraftfahrwesen Aachen (Alemanha) e SP Technical Research Institute, Volvo Car Corporation e Volvo Technology (da Suécia).

O kilo vai mudar


A medida usada para comprar arroz, carne, batata, frutas, chocolate e etc no supermercado – e que serve também para controlar os efeitos posteriores da comida na balança – deve, muito em breve, mudar.
Um grupo internacional de pesquisadores vem trabalhando há mais de uma década para encontrar uma forma de determinar o que é um quilo de forma mais precisa. Isso porque as medidas de peso de todo o mundo são padronizadas com a ajuda de um objeto, um cilindro de platina e irídio construído há 130 anos e que pesava exatamente o que foi estipulado como um quilo. O problema é que, ao longo do tempo, sua massa mudou.
No final do ano passado, o National Institute of Standards and Technology (NIST), o Inmetro americano, conseguiu grandes avanços em seu pedido de mudança do Sistema Internacional de Unidades, que busca uma nova forma de calcular não só o quilo, mas todas as unidades que derivam dele.
Se tudo der certo, até 2015, devemos ter uma medida mais padronizada e precisa que deve ajudar, principalmente, os experimentos científicos.
O que é o Sistema Internacional de Unidades?
Ele rege as medidas oficias do mundo utilizadas em todas as atividades, como comércio e ciências. Ele é composto por sete unidades-base: segundo (tempo), metro (comprimento), quilo (massa), ampére (corrente létrica), kelvin (temperatura termodinâmica), mol (quantidade de substância) e candela (intensidade luminosa). Dentre elas, a única que é determinada por um artefato é o quilo. O cilindro de platina e irídio é mantido no Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), na França.
No sistema atual, não é apenas a unidade da massa que depende do quilo. A definição de ampére (corrente elétrica), mol (quantidade de substância) e candela (intensidade luminosa) dependem desse artefato de platina e irídio. Por exemplo, um mol é definido como o número átomos de carbono 12 cuja massa total equivale a 12 gramas.
Por que o cilindro não serve mais para determinar o quilo?
Sendo um objeto material, a massa dele está sujeita a variações decorrentes do uso e das condições ambientais. A massa do artefato mudou, embora não se saiba se para mais ou menos. Ao comparar o original com réplicas espalhadas pelo mundo, verifica-se uma variação pequena, na casa de dezenas de partes por bilhão. No Brasil, o Inmetro constatou uma variação de um quilograma, em cerca de 100 anos, de aproximadamente 50 microgramas.
Como será determinado o quilo?
Existem, basicamente, dois experimentos em andamento: um deles visa determinar o número de átomos em uma quantidade de matéria capaz de ser pesada, estabelecendo uma relação entre o quilograma e uma massa atômica (projeto Avogadro); o outro, e provavelmente o que trará resultados mais precisos, é um experimento eletro-mecânico que liga o quilograma a uma constante chamada de Planck h. É justamente este experimento proposto pelo NIST: aprimorar o valor da Constante de Planck h, uma importante constante na física quântica. Sabe-se que a matéria absorve e irradia energia em partes chamadas “quanta”. A energia do quanta é a constante de Planck vezes a frequência de sua radiação. A massa de um objeto pode ser medida pela comparação da força que a gravidade exerce sobre ele com uma força elétrica que compensa a força da gravidade. Isso pode ser feito em uma chamada balança de Watt, que trabalha com levitação magnética. Nela, a força elétrica é determinada medindo a corrente correspondente e sua voltagem; já as medidas elétricas podem ser expressas por meio da constante de Planck h. Se a constante for exatamente conhecida, então as medidas podem determinar a massa de um objeto. Atualmente seu valor está estabelecido em 6.626 068 96(33) x 10-34 kg m2/ s.
O Inmetro conhece esta proposta de mudança?
Sim. O Inmetro conhece a proposta de redefinição do quilograma e acompanha o andamento dos experimentos em andamento em diversos institutos nacionais, como o próprio NIST (EUA), PTB (Alemanha), LNE (França), Metas (Suíça), NMIJ (Japão).
Ela é realmente necessária?
Sim. A precisão das medidas, incluindo a redefinição do quilograma, é extremamente importante para dar ao Sistema Internacional consistência e robustez. Avanços científicos e tecnológicos anteriores já permitiram que outras unidades fossem redefinidas. O metro, por exemplo, deixou de ser um artefato em 1983, quando passou a ser definido pela velocidade da luz - uma constante física fundamental.
O que muda na nossa vida?
Uma nova definição do quilo permite a pesquisadores de todo o mundo expressar seus resultados com maior precisão e consistência. Com os valores das constantes fixos, é como se todos os pesquisadores estivessem falando a mesma língua. Como a variação da massa foi muito pequena ao longo dos anos, as maiores diferenças serão vistas no laboratório, em escalas usadas somente por cientistas.

fonte: info on-line

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SEM O USO DE CABOS


Você pode chamar seu smartphone, seu tocador de MP3 e notebook de aparelhos móveis, mas eles não são exatamente 100% wireless. Cedo ou tarde eles vão precisar do fio que os ligue à velha tomada elétrica.

Carregadores sem fio, que funcionam por indução magnética, não dispensam a tomada, mas reduzem a bagunça do emaranhado de fios de vários equipamentos. É um baita upgrade no visual: ao invés de plugar o conector ao aparelho, você simplesmente o repousa sobre uma placa que recarrega a energia.

Na sexta-feira, foi dado mais um passo no avanço dessa tecnologia. O consórcio Wireless Power concluiu a padronização da tecnologia, chamada de Qi, para carregar gadgets de baixa potência (até 5 watts). Com padrão, fabricantes poderão desenvolver carregadores compatíveis com gadgets de diversas marcas. Nokia, Philips e LG são algumas empresas que participam do consórcio.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

BALANÇA EXIBE VALOR NUTRICIONAL


Aquela omelete que você faz com três ovos e recheio de parmesão e bacon vai matar sua tia hipertensa do coração? Para tirar dúvidas sobre os valores nutricionais, existe uma solução interessante: a balança digital Perfect Portions (HO 101163), da DMD Brands, faz o cálculo das calorias, carboidratos, açúcar, fibra e sódio do alimento em questão.

Infelizmente, o equipamento não “descobre” qual alimento está sendo pesado. Você precisa abrir um livrinho e digitar o código do alimento. Aí, o visor mostra os valores nutricionais de acordo com a quantidade pesada na balança. Há 2 mil tipos de alimentos registrados e é possível registrar mais 99 alimentos. Dá também para estabelecer limites diários e saber quando ela já foi alcançada.

A Perfect Portions ainda não está à venda no Brasil, mas pode ser encontrada em sites como a Amazon, por cerca de 50 dólares. Há outros produtos semelhantes no mercado, como o EatSmart Digital Nutrition Scale (US$70) e Newline Digital Nutrition Calculator Kitchen Food Diet Scale (US$ 40).

GADGET CONTROLA O TEMPO DE BANHO

Nada mais fácil que perder tempo debaixo do chuveiro. Mas, enquanto sua mente viaja durante o relaxante momento de higiene, muita água e energia são desperdiçadas. E o prejuízo vai além do ambiental: os minutos extrapolados, multiplicados pelo número de membros da sua casa, aumentam as despesas domésticas. Cronometrar o tempo com um relógio ou com um aplicativo de celular não parece ser uma boa saída para um ambiente tão úmido. Uma solução original é o Waterpebble, um pequeno gadget que avisa se você está demorando demais no banho. Ele apresenta um aviso luminoso verde, para dizer que ainda dá tempo de aproveitar o banho, amarelo, para dizer que não há muito tempo, e vermelho, para alertar que já é hora de desligar o chuveiro. Vamos dizer que é uma versão delicada e hi-tech do velho puxão de orelha que você levava da sua mãe quando demorava no banho. Assista ao vídeo a seguir:

Escovas que nào requer pasta


Preocupada além do que devia com minha saúde bucal, ontem resolvi fazer uma busca sobre escovas dentais elétricas. Acabei topando com um tipo de produto que não conhecia: uma escova dental iônica que funciona a luz solar e dispensa a pasta dental.

Eis a explicação do funcionamento da escova pela própria fabricante japonesa Shiken Co., que acaba de lançar a terceira versão do produto (Soladey-J3X). Ela tem um pequeno painel para captar a luz, como as das calculadoras solares. Essa energia solar, em contato com um fio de dióxido de titânio, material semicondutor que fica no miolo do cabo metálico da escova, gera elétrons negativos. Em contato com a saliva, essa carga negativa vai para a boca e atrair os íons positivos de hidrogênio que estão no ácido da placa bacteriana, que causa problemas como cáries, mau hálito e gengivite.l Para usar a escova iônica, é só fazer o movimento normal do modelo convencional.

Com essa tecnologia, a pasta dental é dispensável. Ela só é recomendada para evitar que corantes tinjam os dentes. Apenas as cerdas precisam ser trocadas, pois o cabo não tem data de validade. Na internet, encontrei a Soladey à venda na Amazon (versão 2, por US$ 29,95) e no Japan Trend Shop (US$ 53) . No Brasil, há outros modelos de escova iônica, como a HyG, que não é movida a luz solar, mas a bateria (R$ 28).

O fabricante diz que a escova iônica é mais eficaz que a convencional e no site há referências de vários estudos defendendo a tese. Mas fui procurar uma fonte imparcial e encontrei um brasileiro que participou de um estudo a respeito: o odontólogo Carlos Heitor Cunha Moreira, doutorado em clínica odontológica (periodontia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No ensaio clínico, foi comparada a eficácia na redução de placa e inflamação gengival entre uma escova convencional e uma iônica (HyG Ionic, da Hukuba). “Ao final do experimento houve redução de placa e gengivite sem diferenças entre as escovas testadas”, conta.

Nem iônica solar, nem elétrica. Também descobri, lendo reportagens na internet, que essas escovas que se mexem sozinhas não são mais eficazes que as comuns. Enfim, é preciso se informar: tem horas que nada supera o método tradicional.
Fonte; blog La em casa

Robô passa pano no chão


Eu já conhecia o aspirador de pó robô, que consta na minha lista de gadgets desejáveis. Mas, depois que o aspirador suga aquela sujeira superficial, o irmão dele precisa entrar em ação: o Mint, robô que passa pano no chão.

Sim, eu sonho em ter uma faxineira Rosie, como a dos Jetsons. Eu acredito na força da tecnologia para que sobre tempo para fazer todas as aulas de spinning da academia. Um dia Rosie aterrisará no meu humilde e eternamente sujo lar, para me salvar.

Mas deixe-me contar para você como funciona o Mint, que começa a ser vendido nos EUA, por US$ 250. Ele é indicado para a limpeza com pano seco ou úmido de pisos laminados, carpetes de madeira, azulejos, tacos e outras superfícies lisas e duras.

O Mint segue seu caminho orientado por um pequeno quadradinho com um sistema de localização semelhante ao GPS. Segundo o fabricante, a tecnologia evita que áreas sejam esquecidas. Você pode escolher dois modos, um deles para superfícies mais sujas. Sensores evitam que o robozinho se esborrache em escadas e degraus, detone o rodapé ou suba em tapetes e carpetes. E o espertinho vai até debaixo dos móveis.

Robô que limpa os vidros


Depois dos modelos que aspiram pó e que passam pano no chão, é vez do robô que limpa vidros para você. O Windoro foi criado pelo sul-coreano Pohang Institute of Intelligent Robotics (PIRO) para dar um trato nas janelas.

O equipamento é composto por duas partes, que são colocadas nas duas faces do vidro, e se unem por ímãs. Ele tem reservatórios de água e detergente, que são liberados para ensaboar suas escovas rotativas. Como os outros robôs faxineiros, ele têm sensores para desviar de obstáculos. Tem até um controle remoto, para você comandar o equipamento enquanto está sentado no sofá assistindo seu seriado preferido.
Se você costuma pôr a mão no paninho e no spray para tirar o pó e dar um brilho nas suas janelas, sabe o trabalho que dá. Pena que o fabricante só deve levar o produto às lojas (da Coréia do Sul!) no ano que vem, e ainda não divulgou preços. Espero que não demore demais para chegar ao Brasil.

Tirar o pen drive sem destivá-lo e perigoso?


Depende. O comando Remover Hardware com Segurança, que é exibido quando se clica no ícone correspondente na área de notificação do Windows, assegura que não haja corrupção de arquivos ao desacoplar o dispositivo.

Mas é possível desconectar um pen drive com segurança sem avisar ao sistema. Para isso, não deve haver arquivos do pen drive abertos para edição nem sendo copiados ou movidos.

Além disso, o Windows deve estar configurado para fazer a gravação de dados da maneira padrão. Há um modo alternativo em que o sistema mantém os dados na memória para acesso rápido e faz a gravação depois. Se esse modo for usado, é obrigatório desativar o drive antes de removê-lo.

Fonte: Info on line

Operações antipirataria


Um projeto de lei para o combate à pirataria, em análise na Câmara, pretende alterar o Código Penal para agilizar o julgamento de crimes cometidos contra o direito autoral. Uma das principais mudanças é a que permite a perícia de bens por amostragem, sem a necessidade de analisar um por um todos os CDs e DVDs apreendidos numa operação, por exemplo.

A secretária-executiva do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, Ana Lúcia de Morais, destaca que essa medida é fundamental, considerando o crescimento da pirataria nos últimos anos.

“Hoje em dia, numa operação corriqueira há cinco, seis, sete milhões de mídias apreendidas, o que torna o trabalho policial extremamente difícil, pois a lei atual prevê que cada unidade seja periciada individualmente; ou seja, então um perito teria de analisar sete milhões de mídias”, explica a secretária.

CARROS COM CHAVES INTELIGENTES PODEM SER FACILMENTE CRACKEADOS


Pesquisadores do Instituto ETH Zurich, da Suíça, divulgaram um estudo apontando que carros que não utilizam chaves podem facilmente ser cracekados.
As chaves inteligentes (keyless) estão presentes nos últimos lançamentos, especialmente de veículos de luxo, e permitem que o motorista dê partida no carro sem a necessidade de inserir a chave no contato. O chefe do grupo de pesquisa, Professor Srdjan Capkun, teve a ideia de fazer o estudo ao adquirir um carro com esta tecnologia.

Foram analisados 10 carros de 8 marcas diferentes. E em todos os pesquisadores conseguiram entrar, sem precisar usar a força, através do sistema wireless das chaves. O feito foi possível, pois o sistema das chaves normalmente funciona ao enviar um sinal de baixa potência do carro para a chave, o que só é possível quando um está próximo do outro.

Mas os pesquisadores conseguiram interceptar e estender o sinal, ao utilizar antenas como repetidores, trazendo como resultado a ativação da chave, mesmo sem a presença da mesma. Desta forma, conseguiram abrir as portas e dar partida no motor.

Os pesquisadores utilizaram dois sistemas. Usando um cabo até a parte de trás do carro para transmitir o sinal e outro usando sinais wireless. Capkun afirmou que as duas soluções são baratas, gerando custos de US$ 100 a US$ 1000, respectivamente.

O estudo será apresentado no Network and Distributed System Security Symposium, que acontecerá no mês que vem na Califórnia, EUA.

fonte: Blog do Marcelo

10 coisas que devemos evitar no uso do computador


Existe um termo técnico que todos os profissionais da área de manutenção de computadores e redes conhece a muito tempo. Eu acredito que seja um dos mais antigos e eficientes da informática para indicar possíveis problemas e defeitos apresentados por computadores. É o famoso BDO, que para quem não conhece, quer dizer Burrice De Operador. Bem, Todos nós cometemos um ou outro BDO de tempos em tempos, e isso é perfeitamente natural. Afinal de contas, “Errar é humano e Burrice é permanecer no erro!!!”. Pensando neste principio, vamos repassar aqui algumas atitudes burras que devemos evitar para que nenhuma delas afete o perfeito funcionamento do nosso computador.




1 – Conectar o computador em uma tomada sem proteção


Eis aqui uma situação que pode literalmente “fritar” o seu computador. Você pode pensar que somente corre esse risco durante uma tempestade mas, qualquer coisa que interrompa o fornecimento de energia e o reinicia pode queimar o seu computador. Algo simples como alguém ligando algum dispositivo de alta voltagem amperagem na mesma rede elétrica. Por exemplo, um secador de cabelo, um aquecedor elétrico ou ar condicionado. Ainda existe a possibilidade de uma arvore ou qualquer outra coisa cair sobre os fios de energia na sua rua – eu mesmo recentemente vi um caminhão arrancando deliberadamente os fios de uma rua. Algo deste tipo pode gerar uma súbita queda ou oscilação de energia muito alta que poderia provocar problemas nos componentes do seu computador se ele não estiver conectado a uma rede elétrica segura e estabilizada. Se acontecer uma falha no fornecimento de energia, seu computador pode queimar no momento em que o fornecimento de energia se reestabelecer.


Você pode proteger os seus sistemas contra danos causados por picos de energia usando sempre uma rede protegida, com aterramento, estabilizadores e nobreaks apropriados e de boa qualidade. É importante estar ciente de que uma proteção de qualidade duvidosa não pode garantir segurança. Um sistema de alimentação ininterrupta com bateria é melhor tipo pois mantém a energia fluindo sem problemas, mesmo quando há uma interrupção, para lhe dar tempo para desligar o computador adequadamente.




2 – Navegar Na Internet Sem Usar Um FireWall


Muitos usuários domésticos se conectam sem perceber que estão colocando-se em risco de ser invadidos ou afetados por vírus. Todo o computador conectado a Internet deve ser protegido por um firewall, e pode ser um firewall embutido no modem ou roteador de banda larga, ou um software firewall instalado no computador, como o Firewall do Windows ou um firewall de terceiros como o Comodo Firewall ou o ZoneAlarm. Uma vantagem de firewalls pessoais em computadores portáteis é que eles estarão sempre com você quando levar o computador na viajem e ligar em um hotel ou em um hotspot wireless. No entanto, apenas ter um firewall não é suficiente. Você também deve se certificar de que ele esteja sempre ativo e configurado corretamente para te proteger.




3 – Não Possuir Ou Negligenciar O AntiVírus E Um Anti-Spyware


Nos dias de hoje, você não pode se dar ao luxo de usar um computador sem a devida proteção contra vírus. Os programas maliciosos que os AntiVírus detectam – vírus, trojans, worms, etc – não só podem causar estragos em seu sistema, como também podem se espalhar através do seu computador para o resto da rede, eles podem inclusive derrubar toda uma rede. Spywares são outra ameaça crescente, que são programas que se instalam no seu computador ( geralmente sem o seu conhecimento ) e coletam informações do seu sistema que são então enviadas de volta para o desenvolvedor do spyware para que ele possa vende-las. Os programas antivírus não detectam os spyware muitas vezes, por isso é importante possuir e utilizar sempre um bom programa anti-spyware.




4 – Instalar e Desinstalar Vários Programas Indiscriminadamente ( Especialmente Betas )


Ser um viciado em Download ( Como Eu ) não é uma das atitudes mais seguras para o seu computador. Programas Beta geralmente são gratuitos para testar novas funcionalidades antes da maioria das pessoas. Há também muitos programas freeware e shareware disponibilizados como downloads via Internet pelos seus autores. Alguns usuários usam softwares piratas ou "Warez". Quanto mais programas você instala, mais perto estará de executar em seu sistema algum programa que pode incluir códigos maliciosos ou que são mal escritos e fazer com que seu computador se comporte indevidamente. O risco é maior com programas piratas. Mesmo que você instale apenas programas legitimamente licenciados, muitas instalações e desinstalações podem lotar ou causar problemas no registro.


Nem todas as rotinas de desinstalação removem completamente os programas, e isso pode deixar o seu sistema lento ao longo do tempo, por isso, você deve instalar apenas os programas que realmente precisa, com licenças legítimas, e tentar minimizar o número de instalações e desinstalações.




5 – Manter Os Seus Discos Lotados E Fragmentados


Um dos resultados de se baixar, instalar e desinstalar vários programas constantemente, é que o seu disco vai ficar muito cheio e fragmentado. A fragmentação ocorre devido à forma como os arquivos são gravados no disco. Quando você salva um arquivo, ele é armazenado em seções contíguas chamados clusters. O arquivo fica fragmentado, ou dividido. Para acessar esse arquivo, o sistema navega em vários locais diferentes do disco para recuperar todas as partes do arquivo, e isso torna mais lento o acesso ao arquivos. Se o arquivo é parte de um programa, o programa irá executar mais lentamente. Por consequência, o acesso aos arquivos em um disco muito fragmentado se tornará muito lento.


Você deve usar um desfragmentador de discos para reorganizar estes pedaços de arquivos de modo contínuo. Outra causa comum de problemas de desempenho e mau comportamento de aplicações é um disco muito cheio. Muitos programas criam arquivos temporários e precisam de espaço adicional livre no disco para funcionar. Você deve sempre se livrar de arquivos que não utiliza mais, arquivos duplicados, arquivos temporários, backups muito antigos e qualquer outros dados que sejam obsoletos e estejam apenas ocupando espaço.




6 – Abrir Qualquer Anexo


Para algumas pessoas, a idéia de receber um e-mail com um arquivo anexado tem o mesmo significado de ganhar um presente. Ela precisa abrir logo o embrulho para ver o que tem dentro. Mas, esse singelo pacote pode conter algum vírus ou código malicioso que com certeza causaria danos. Os mais perigosos neste sentido são os arquivos executáveis que possuem extensão .exe, .cmd e muitos outros. Arquivos que não são executáveis, como documentos do word e excel ( .doc e .xls ), podem conter scripts ou macros perigosas. Além disso, arquivos mais simples como .txt, .gif, . jpg e .bmp poderiam ser considerados seguros mas, também podem ser utilizados de maneira escusa carregando arquivos maliciosos ocultos.


Você deve abrir anexos somente quando esta realmente esperando por eles e quando os recebe de pessoas de sua total confiança. Porém, mesmo que pareça paranóia, hoje em dia existem vírus que podem se auto-enviar utilizando qualquer e-mail. Portanto, como não é possível garantir que se esteja totalmente inoculado, muito menos se pode dar garantias por computadores de outras pessoas, mesmo que as conheça bem, o mais adequado é criar o hábito de avisar ou perguntar quando for enviar ou receber algum anexo.




7 – Clicar Desesperadamente


Abrir anexos de e-mail não são as únicas formas de arrumar problemas com um clique. Clicar desesperadamente em qualquer link que se vê pela frente, seja no e-mail ou na internet, também pode gerar uma série de problemas. Isso pode te direcionar para paginas na internet que contenham controles ActiveX ou scripts que podem executar uma grande variedade de atividades maliciosas que com certeza vão danificar o seu sistema, pois entre outras coisas, eles podem apagar arquivos no seu HD, instalar vírus e spywares e outras coisas. Links errados também podem te encaminhar para paginas inapropriadas que contenham pornografia, pirataria ou outros conteúdos que podem te trazer problemas no trabalho e até mesmo com a lei.


Portanto, não se deixe levar pelo desejo de clicar em qualquer link. Pense antes de clicar em qualquer lugar.




8 – Compartilhar Pode Ser Uma Péssima Idéia


O Conceito de “Compartilhar” é muito bonito e útil para a humanidade. Mas, no que diz respeito ao seu computador, é melhor evitar. Sejamos sinceros e vamos admitir que o compartilhamento de arquivos e informações é um dos procedimentos mais realizados no mundo da informática a muito tempo. Porém, devemos admitir também que ao utilizar programas de compartilhamento P2P, estamos correndo sérios riscos de ter nosso sistema acessado de maneira indevida. Afinal, estamos com uma porta escancarada em nosso computador para que qualquer pessoa que utilize o mesmo sistema de compartilhamento tenha acesso irrestrito aos arquivos e pastas que o programa compartilha. Então, se você não tem conhecimento suficiente para configurar um programa de uma empresa idônea e de forma segura, é melhor deixar esse procedimento ser realizado por alguém da sua confiança e com bastante experiência para isso.




9 – Usar Senhas Fracas E Inseguras


Esta é uma das burrices mais comuns na informática. Grande parte dos ataques e invasões a computadores pessoais, redes e empresas só acontece porque os usuários domésticos, usuários de empresas e administradores de rede criam e usam senhas fracas. A maioria dos usuários domésticos cria senhas usando datas de nascimento ou casamento, números de telefones e coisas assim. Outra pratica comum e totalmente insegura é o uso de números seqüenciais ( 123456 é uma das mais utilizadas ). Isso só torna a vida de hackers e outros bandidos virtuais mais fácil. Portanto, aprenda a criar senhas seguras e eficientes e adquira o habito de utiliza-las.




10 – Ignorar O Uso De Backup E Um Plano De Recuperação


Se você não comete nenhuma dessa burrices citadas, ou mesmo que se corrija e não faça mais nenhuma delas, a pior burrice de todas seria acreditar que esta totalmente seguro e que nenhum problema destes pode afetar o seu computador ou a sua rede. Portanto, por mais que seja trabalhoso ou caro implementar equipamentos e uma rotina especifica para isso, acredite sempre no “Santo Backup”. Este é o único procedimento que pode te salvar de problemas mais sérios se for utilizado de maneira correta e constante. Eu falo por experiência própria. Por Muitas vezes consegui salvar o trabalho dos colegas de empresas onde trabalhei lançando mão do Backup. Uma das primeiras rotinas que implemento quando começo a trabalhar em uma nova empresa é criação de um servidor de Backup.


Um segundo de Bobeira, uma crise aguda de BDO, qualquer coisa do gênero pode causar uma invasão ou qualquer outro tipo de problema ao seu sistema. E nesse momento, em grande parte dos casos, a sua única salvação pode ser o Bakup.
fONTE:BLOG 30 E POUCOS ANOS

MONSTROS S.A. 2


A sequência do filme Monstros S.A não será propriamente uma continuação. De acordo com informações do site Collider e o fórum Disney Central Plaza, há rumores de que o filme protagonizado pelos monstros Mike Wazowski e James P. Sullivan irá contar como tudo começou, ainda na época em que frequentavam a universidade do medo, onde aprenderam como assustar as crianças. Na época, os dois monstros não eram tão amigos e viviam brigando, mas a história irá mostrar como eles deixaram de ser grandes rivais e se tornaram melhores amigos.


O site, no entanto, lembra que os enredos da Pixar costumam sofrer alterações no decorrer da elaboração dos filmes. A previsão de lançamento do longa é 2 de novembro de 2012 com Peter Docter, diretor do primeiro filme, retornando ao posto.

NASA INAUGURA SEU EDIFÍCIO MAS VERDE


Nova área do Centro Espacial Kennedy: estacionamento para veículo elétrico e painéis solares

Após um ano e meio de obras, o novo anexo do Centro Espacial Kennedy foi inaugurado esta semana como o edifício mais verde da NASA.
O Propellants North Administrative and Maintenance Facility, que é responsável pelo comsbutível das missões espaciais, foi considerado categoria Platinum da LEED - U.S. Green Building Council Leadership in Environmental and Energy Design - a mais alta certificação para edifícios verdes, e servirá de exemplo para outros projetos da agência.
O centro Espacial conta agora com um “estacionamento do futuro”. Por menos de US$1,50 por dia, um veículo elétrico ou híbrido pode se ligar a uma tomada abastecida por energia solar. A estação, para oito carros, pretende incentivar o uso de veículos elétricos.
A energia para abastecer os carros, bem como todo o prédio, vem de mais de 300 painéis fotovoltaicos instalados no telhado. Eles devem gerar mais energia do que o necessário, o que torna o Kennedy “net-zero” – ou seja, completamente independente da rede de energia.
Atrás do prédio há um espaço para armazenar mais de 2.800 litros de água da chuva em três tanques diferentes. A água não tratada será usada na descarga dos banheiros e irrigação, enquanto o material tratado irá para pias e bebedouros.
O sistema de luz automatizado também regula as lâmpadas de LED conforme a entrada de luz solar. Igualmente inteligente, o sistema de ar-condicionado conta com telhado e parede insulados, que ajudam a preservar a temperatura, além de um termostato que regula também a umidade e um medidor dos níveis de CO2. A novidade é que não há dutos de ar-condicionado, uma vez que o ar flui por baixo dos pisos de bambu.
FONTE: Info on line

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SAMSUNG SYNCMASTER FX2490HD

FONTE

Apresentado em agosto nos Estados Unidos, o Samsung SyncMaster FX2490HD finalmente pôs os pés no Brasil. O monitor para PCs usa um disfarce de TV full HD, pois sua tela tem resolução de 1080p e há um receptor de TV digital integrado.

Segundo a Samsung, ele é uma boa opção para quem quer trabalhar e assistir a seus programas favoritos no PC ao mesmo tempo, mas acreditamos que não dá para encarar essas duas tarefas simultaneamente sem acabar esquecendo o trabalho. De qualquer forma, ele tem a função Picture in Picture, que pode mostrar, por exemplo, uma planilha de Excel ou um documento do Word em tamanho grande e a programação da TV em um quadrado pequeno, no canto da tela. Ele pode ser configurado para tocar o áudio de um ou de outro programa, mas não dos dois ao mesmo tempo.

PROCESSADORES DA LINHA CORE i7 DISPENSAM PLACAS DE VIDEO


A Intel apresentou hoje, em Las Vegas, novos processadores da linha Core i7 que, na opinião da empresa, vai dispensar os integradores de montar PCs com placa de vídeo.

O próprio CEO da Intel, Paul Otellini, exibiu o novo chip apelidado de Sandy Bridge, uma evolução da primeira geração do Core i7 construído em arquitetura de 45 nanômetros. Segundo Otelini, o novo Core i7 tem arquitetura de 35 nm e performance 40% superior que o chip anterior para processar arquivos de conteúdo, como executar vídeos e processar fotos.

Para rodar games, disse Otellini em conferência realizada no hotel Venetian, em Las Vegas, o desempenho do Sandy Bridge é até 50% superior que o Core i7 de primeira geração.

Vírus cria janela com formato de iPad para roubar senha bancária


Praga brasileira tenta convencer usuário a fornecer dados. Programa malicioso chega por e-mail.

Especialistas da GAS Tecnologia, que produz ferramentas de segurança para bancos na internet, encontraram um vírus brasileiro que, ao ser executado, abre uma página falsa do Banco Bradesco para roubar os dados bancários dos internautas. Usuários que abrirem um e-mail falso oferecendo o “Ipad Table PC” (grafia dos criminosos) terão a janela aberta em seu PC, solicitando os dados.

O banco informou que não envia esse tipo de e-mail. “O Bradesco em hipótese alguma solicita números da agência, conta-corrente ou poupança, senhas, números de Cartão de Crédito, Certificado Digital, atualização de cadastro ou qualquer outro tipo de informação pessoal, por e-mail”. A instituição disse ainda que só envia e-mails aos clientes que solicitarem o serviço e que, mesmo assim, não envia nenhum tipo de link, sendo o cliente obrigado a visitar manualmente o site do Bradesco e procurar o serviço informado.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

NA ONDA DO LED!


Mais econômicas e com vida útil mais longa, as lâmpadas de LED são o próximo passo da iluminação doméstica.

Preço e potência são obstáculos à adoção da tecnologia, mas uma navegada pelas lojas online dos Estados Unidos mostra que o cenário está ficando favorável à popularização das lâmpadas LED.

É possível encontrar nos sites de e-commerce uma lâmpada de LED de 3 watts (equivalente a 25 watts de uma lâmpada incandescente) por US$ 11. A potência é baixa, suficiente apenas para um abajur. Mas já existem lâmpadas mais poderosas, como a Ambiente LED, da Philips, de 12 watts (equivalente a 60 watts), que já permite iluminar um pequeno ambiente por US$ 40.

O preço é bem mais alto do que de uma lâmpada incandescente ou fluorescente, mas é preciso considerar que as lâmpadas LED não queimam e têm a vida útil mais longa: se for usada durante 6 horas por dia, a lâmpada LED de 3 watts citada acima dura 44 anos e a Ambiente LED, 11 anos. Depois desse tempo, a lâmpada ficará mais fraca. Nesse mesmo parâmetro, a lâmpada incandescente dura cerca de 165 dias e, a fluorescente, por volta de 4 anos.

Além de apresentaram maior eficiência energética, as lâmpadas LED oferecem outra vantagem ao ambiente: não contém metais pesados como mercúrio, presentes nas fluorescentes, o que facilita o descarte delas. Alguma dúvida de que em breve as lâmpadas de LED estarão por toda a sua casa?

FONTE: REVISTA INFO

TOMADA QUE MOSTRA QUANTO VOCE GASTA!


Esse plug, chamado de “Insic Wall Socket”, é uma tentativa de fazer as pessoas desligarem os aparelhos da tomada.

Ele se acende para mostrar quantos watts você está puxando da rede com o que quer que esteja plugado – tipo o Grilo Falante, que serve como sua consciência…

A ideia do designer Muhyeon Kim é simples: ao ver quanto você gasta, você é encorajado a desligar o aparelho o mais rápido possível.

fonte: Revista info

MAQUINA QUE TRANSFOMA PAPEL USADO EM LAPIS!


P&P Office Waste Paper Processor é uma máquina que transforma papel usado em um lápis novo.

A ideia é dos designers Chengzhu Ruan, Yuanyuan Liu, Xinwei Yuan e Chao Chen.

A maquininha mantém um estoque de grafite e, quando você coloca papel, ela automaticamente o comprime ao redor do material gerando um lápis novo em folha (sorry pelo trocadilho…rs).

A princípio pareceu genial… mas aí fiquei pensando: será que a gente realmente usa muitos lápis hoje em dia?

Na maioria dos escritórios as canetas costumam dominar as mesas das pessoas – isto é, quando são usadas, já que cada vez mais apelamos pro teclado ao invés da nossa caligrafia.

Em um local como a INFO, por exemplo, uma P&P seria mais um desperdício de energia do que um benefício ao meio-ambiente.

Mas aí fiquei pensando que, com certeza, os lápis ainda são bastante utilizados – em escolas primárias, por exemplo. Daí uma máquina dessas poderia ser bem útil transformando o papel usado em material novo e dispensando a madeira que cobre o grafite.

NOVO DOCUMENTO DE IDENTIDADE!



O Ministério da Justiça lançou no ultimo dia(30) a nova cédula de identidade que será aplicada em todo o país a partir de 2011.
O novo documento foi nomeado de Registro de Identidade Civil (RIC) e vai substituir a atual cédula de identidade e conterá informações do cidadão e certificação digital.
De início o RIC será testado nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e no Distrito Federal. O documento será expedido pela Casa da Moeda. Depois disso os governos dos estados é que ficarão responsáveis pela implementação do documento.O RIC terá o formato de um cartão de crédito e contará com um chip contendo os dados biométricos do cidadão, como altura e impressões digitais. Embora não substitua documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, o registro trará as identificações de todos os institutos estaduais do país.

fonte: Revista info

Processadores com mil núcleos!


Uma equipe de pesquisadores de ciência da computação conseguiram fazer caber o incrível número de 1.000 núcleos individuais em uma nova forma de CPU, resultando no que eles esperam ser um aumento de 20 vezes em relação ao desempenho atual.

O processador alternativo foi feito usando a tecnologia FPGA (Arranjo de Portas Programável em Campo), já existente, uma forma de gerenciamento de transistores que permite ao usuário definir funções específicas para grupos de circuitos e alocar tarefas individuais para eles – criando vários núcleos gerenciáveis e modificáveis na hora.

O Dr. Wim Vanderbauwhede, da Universidade de Glasgow, na Escócia, e uma equipe da Universidade de Massachusetts Lowell criaram o CPU, que além de ser mais rápido, também é mais eficiente no uso de energia. É pura magia, mas ainda “um trabalho de prova de conceito, em estágio bastante inicial”.
fonte:Gizmodo