Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 21 de agosto de 2007

A tecnologia por trás do Google Street View


Street View: a câmera Dodeca 2360 e o resultado da filmagem no Google Maps


Uma câmera com onze objetivas e onze sensores registra imagens das ruas.
Das várias novidades anunciadas pelo Google nas últimas semanas, uma das mais interessantes é o Street View. Esse recurso do serviço Google Maps permite ver imagens das ruas de algumas cidades e navegar nelas. O que impressiona no Street View é que não se trata de fotos avulsas, mas de uma imagem contínua, na qual o observador pode se deslocar ou girar para olhar em diferentes direções. A navegação ainda não está 100%. São precisos muitos cliques para avançar ou recuar pela rua, por exemplo. Mas isso deverá ser aperfeiçoado com o tempo.
Embora o Street View não esteja disponível para cidades brasileiras, é possível experimentá-lo navegando nos mapas de Miami, San Francisco, Nova York, Denver e Las Vegas. A cena acima, por exemplo, é do bairro Marina, em San Francisco. No Google Maps, o símbolo do homenzinho pode ser arrastado para qualquer das ruas marcadas com linhas azuis. As imagem do local escolhido será exibida.
Essas imagens em 360 graus são produzidas pela empresa Immersive Media. A câmera empregada nas filmagens é a Telemmersion Dodeca 2360. Ela possui onze sensores e onze objetivas montadas num dodecaedro. Instalada no teto de um carro (a Immersive Media usa automóveis New Beetle, da Volkswagen), ela produz onze vídeos diferentes, que vão sendo registrados num gravador digital especialmente construído para isso. Essa multicâmera filma inclusive para cima, embora as imagens do céu não sejam usadas no Google Maps.
A resolução do filme produzido é superior à da HDTV. O equipamento também possui quatro microfones embutidos para registrar áudio. O gravador digital, que fica dentro do carro, armazena as imagens junto com a localização delas, obtida por meio de um receptor de GPS. Feita a filmagem, todo o material é editado, formatado e comprimido para publicação na web.
A Immersive Media diz que já produziu imagens de 64 000 km de ruas nos Estados Unidos, no Canadá e em outros países. Por enquanto, só uma pequena parte disso foi licenciada pelo Google. Mas é provável que imagens de mais lugares sejam publicadas no futuro. Resta torcer para que o Brasil seja incluído nesse roteiro.

Nenhum comentário: