Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DICA DE SAÚDE

CAFÉ: BEBIDA QUE FAZ BEM À SAÚDE
ACEITA UMA XÍCARA DE CAFÉ?

ELA JÁ FOI CONSIDERADA O VILÃO DO CARDÁPIO, MÁS HOJE OS CIENTISTAS ADMITEM: O CONSUMO DA BEBIDA FAZ BEM AO CORAÇÃO, PREVINE DIABETES E TAMBÉM AJUDA A DIMINUIR O COLESTEROL RUIM.

Para os amantes de uma boa xícara de café, ainda não inventaram nada melhor do que saboreá-lo logo ao despertar, como um estímulo para começar bem o dia. Não por acaso o café tornou-se a bebida mais consumida do mundo. Essa popularidade atraiu a atenção dos cientistas de várias partes do globo, que se debruçaram para pesquisar os benefícios da bebida para a saúde. Os dados mais recentes vieram da Universidade de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, e afirmam que a cafeína pode proteger o cérebro contra os danos causados por dietas ricas em colesterol e prevenir doenças como a de Alzheimer. Para acabar com aquela polêmica de que café faz mal ao coração, um estudo da renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que não há como atribuir à bebida o aumento do risco de doenças cardíacas. “O café não é o desencadeador da hipertensão. Outros fatores como a ingestão de gorduras, o fumo e a falta de atividade física, esses sim, afetam a saúde do coração”, afirma a nutricionista Rosana Perim, do Hospital do Coração (SP), autora de uma tese de mestrado sobre o tema na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “O ideal é que não ultrapasse a medida de cinco xícaras pequenas por dia”, orienta Rosana.



Recentemente, uma outra pesquisa, realizada na Finlândia, mostrou mais um benefício da bebida. “As substâncias antioxidantes (antiinflamatórios naturais) presentes no café podem retardar a absorção de glicose (açucar) pelo organismo, prevenindo o diabetes tipo 2 (diretamente relacionado à obesidade e ao sedentarismo)”, explica a especialista.

PREFIRA SEMPRE O CAFÉ COADO

A nutricionista Rosana Perim Costa demonstrou, em sua tese de mestrado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que os efeitos do café para a saúde podem estar relacionados ao modo de preparo, por causa do cafesol e Kahweol, contidos na bebida. Segundo ela, a concentração dessas substâncias varia de acordo com a forma como a bebida é preparada, o que determina o aumento nos níveis de colesteral ruim e total. “Elas são eliminadas durante o preparo da bebida em água quente e são removidas pelo filtro de papel ou de pano. Más o café turco e o expresso têm altas concentrações de colesterol, por isso devem ser evitados”, aconselha.

Nenhum comentário: