Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Disco micro-holográfico da GE guarda 500 GB


A GE avança na criação de um disco do tamanho de um CD, porém capaz de armazenar o equivalente a 20 Blu-ray, 100 DVDs ou o HD da maioria dos computadores.
Em 2009, a GE Global Research, braço de pesquisa da General Electric, já havia anunciado o material micro-holográfico capaz de suportar 500 GB. Agora, a empresa conseguiu equiparar a velocidade de gravação desses discos às de um blu-ray (36 Mbps (1x)).
Depois de oito anos pesquisado a tecnologia, este avanço significa que o disco já pode ser disponibilizado para uso na indústria – e, mais para frente, para o consumidor final. Os futuros discos micro-holográficos poderão ler e gravar em sistemas parecidos aos DVD players, e estes equipamentos também rodarão CDs, DVDs e Blu-rays comuns.
O armazenamento holográfico é diferente dos formatos de armazenamento óptico dos discos convencionais. Os hologramas são padrões tridimensionais que representam bits de informação; eles são escritos em profundidades controladas, usando toda a capacidade do disco e aumentando o espaço de armazenamento. Já o sistema óptico, dos DVDs e Blu-rays,guarda a informação somente nas primeiras camadas da superfície do disco.
O objetivo final da GE é produzir um disco micro-holográfico capaz de armazenar um terabyte (mil GB).
fonte:Info

Nenhum comentário: