Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

[Hands-on] Crystal LED da Sony: quem precisa de pixels quando você tem seis milhões de LEDs?


Os televisores de LED até então consistiam em uma fonte de luz LED para iluminar uma tela LCD. Isto difere dos telões em estádios, onde cada pixel é um LED. Agora, a Sony trouxe essa tecnologia para sua sala de estar com a Crystal LED Display.

Durante a conferência à imprensa da Sony na feira CES, o presidente Sir Howard Stringer divulgou bem casualmente a notícia deste protótipo Crystal LED no qual a empresa está trabalhando. E pelo que vimos, esta é a coisa mais legal que a Sony tem na CES.

Em vez de uma fonte de luz LED iluminando uma tela LCD, o protótipo de 55 polegadas que a Sony exibe na CES usa seis milhões de luzes LED em miniatura (vermelhos, azuis e verdes) instalados na frente do monitor, para fornecer uma imagem extremamente limpa e nítida a nossos olhos. E vê-la de perto foi surpreendente.

A Sony colocou uma Crystal LED Display ao lado de uma tela com retroiluminação LED. Eu não duvido que a Sony nem se esforçou pra TV LED funcionar bem, mas a Crystal LED tinha cores muito mais ricas e brilhantes, e a imagem era muito mais suave. A Sony também diz que a tela tem melhor contraste e maior ângulo de visão do que telas convencionais de LCD ou plasma, mas isso não foi fácil de se testar em um centro de convenções lotado. A Sony também promete bastante economia de energia na nova tela.

A Crystal LED é algo melhor apreciado com os próprios olhos, especialmente porque as fotos não mostram nem metade do que a tecnologia é capaz, e sofrem com faixas na tela devido ao efeito “banding”. Mas não importa: olha só essas imagens! Claro que a Crystal LED Display, por ser um protótipo, não está nem um pouco pronta para nossas casas – então não tem preço nem disponibilidade – mas ainda assim, depois dos testes, eu saí salivando. [CNet]

Nenhum comentário: