Visualizações de página do mês passado

sábado, 14 de janeiro de 2012

Project Fiona


Parece absurdo mas é impressionante: um tablet feito para gaming – realmente feito para gaming, com joysticks analógicos permanentemente fixos a ele. Este é o Project Fiona da Razer.

O Project Fiona é uma prova de conceito e um protótipo bastante sério. Você está vendo a versão 0.2. A Razer já fez mais cinco iterações do Fiona – eles já estão na versão 0.8 no laboratório, e esperam chegar à versão 1.0 até o final do ano.

Eu consigo sentir o calor saindo quando a ventoinha gira para resfriar o Intel Core i7 cuspindo fogo dentro do tablet. Também sinto o calor quando o controle analógico da direita fica um pouco grudento. Mas quando eu passo o dedo pelas bordas de alumínio escovado, que dão integridade à estrutura perceptivelmente rígida do Fiona, ou quando eu tento curvar e apertar o tablet, ele parece mais bem-acabado e mais sólido que vários outros tablets lançados no mercado.

“E francamente, o produto final será muito diferente”, disse o CEO da Razer, Min-Liang Tan, sobre o Fiona. É por isso que não posso contar a duração de bateria nem mesmo o preço, mas Tan está mirando em US$1.000 pelo tablet com Windows 8 – ou seja, ele terá poderes completos de PC, e a Razer deve acrescentar mais software para o lado de jogos, assim como uma interface para navegar por jogos.

(Nota: você se lembra da OQO, uma pequena empresa que construía pequenos computadores que estavam ao mesmo tempo bem à frente e atrás do seu tempo? Muitos engenheiros da OQO trabalharam neste produto.)

O Fiona é mais leve do que você imagina, para um tablet que tem dois controles presos a ele, e com o triplo da espessura do iPad 2 – ele será mais fino, promete Tan. Mas eu descanso meus cotovelos nos joelhos, jogo Warhammer 40K: Space Marine, e ele dá uma sensação totalmente natural. Se você já usou um controle de Xbox 360 ou de PS3, você sabe usar os controles do Fiona. O software da Razer se encarrega de mapear os controles do PC aos botões.

Sabe quais são os requisitos mínimos para rodar Space Marine? Processador dual-core de 2GHz, 2GB de RAM e placa de vídeo de 256MB. E ele rodou lindamente na tela reflexiva de 10,1 polegadas e resolução 1280×800 do Fiona. Eu segurei um jogo de PC nas mãos, matei vários Orcs e foi fantástico. Parece estúpido que uma tela de 10,1″ seja tão imersiva quanto uma de 24″, mas quando você pode trazer a tela mais pra perto do rosto que um monitor, e ela se move com você e seu corpo, o que cria uma ligação diferente entre você e o aparelho. Falando em movimento: ele tem um acelerômetro, force feedback e câmera, então a Razer já está pensando em formas pelas quais os jogos de PC pdoem aproveitar jogadores com acesso a controles tradicionais, toque na tela e movimento, tudo ao mesmo tempo.
Os PC gamers mais ferrenhos podem não gostar de um controle analógico e alguns botões imitando a experiência do PC, mas de forma móvel – e eu concordo que um jogo RTS (estratégia em tempo real) parece bem difícil de se usar com estes botões. Mas o potencial de jogos para PC de verdade em todo lugar é bem incrível, mesmo para os mais ferrenhos. E mesmo se o Fiona não for para eles, a existência de um gadget assim (tal como o Razer Blade) é uma boa notícia. Ele expande os limites do que é jogar no PC. E a Razer pode ser a única empresa disposta a revigorar os jogos de PC – aqueles que os gamers amam, não os joguinhos da Zynga no Facebook – ao reinventá-lo no nível do hardware.
Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário: